Vítimas das enchentes que atingiram a Região Serrana em janeiro, 41 costureiras e uma dona de pet shop de Nova Friburgo poderão, nos dias 17 e 18 (hoje e amanhã), repor os seus instrumentos de trabalho perdidos no desastre por meio da atuação da Care Brasil. A iniciativa faz parte do projeto “Somando Forças com a Região Serrana”, que atua em duas vertentes: reestruturação das vidas das famílias vítimas das chuvas e prevenção e redução de riscos de desastres.
Com o objetivo de garantir o atendimento da necessidade específica de cada empreendedor, a Care Brasil distribuirá todos os kits na forma de cupons, os quais serão trocados pelas costureiras por máquinas ou aviamentos em duas lojas. “Dessa forma nós evitamos o assistencialismo e promovemos o empoderamento das vítimas, que se sentem respeitadas podendo exercer seu poder de escolha de materiais e bens que ainda precisam”, explicou a coordenadora da organização na Região Serrana, Daphne de Souza Lima Sorensen. Para aumentar a flexibilidade do processo, cada beneficiário poderá receber até 10% de troco em dinheiro, caso não chegue a adquirir o valor de R$ 1,1 mil nas ferramentas de trabalho.
Três costureiras receberão hoje os cupons e comprarão aviamentos na loja NGD Têxtil (Av. Governador Roberto Silveira 250, lojas 1 e 2, Prado). Ainda hoje, a dona do pet shop poderá adquirir uma maquina de tosa, caixa de transporte de cães e outros objetos na Ramos Rações (Rua Luiz Catarcione, 3, Catarcione). No dia 18 (sexta-feira), será a vez de 38 costureiras recuperarem sua capacidade produtiva ao adquirirem máquinas industriais na West Máquinas (Rua Prefeito Gustavo Lira, 47).
A seleção dos beneficiados se deu através de um processo participativo de seleção, liderado pelas próprias comunidades dos bairros atingidos. Para isso, foram realizadas em Nova Friburgo oito reuniões envolvendo lideranças comunitárias e funcionários da Care (com a participação de mais de 300 pessoas) para explicar sobre os kits e decidir, de forma consensuada, como as doações seriam repartidas entre os bairros, de acordo com a vulnerabilidade dos beneficiários. “Isso promoveu a transparência e até um maior sentido de responsabilidade e apropriação do processo por parte das pessoas”, informou Daphne.
Também foi realizada uma pesquisa para mapeamento do perfil e necessidades dos micro e pequenos empreendedores. Posteriormente, eles também serão capacitados com o objetivo de melhorar a gestão de seus negócios. A fase de reconstrução do projeto começou nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, com a distribuição de 42 “Kits Reforma” (materiais de construção) para famílias de Teresópolis. Desde o início de novembro, 98 empreendedores de Nova Friburgo receberam os Kits Reposição Econômica. A Care pretende chegar ao número de 330 beneficiados dessa forma na cidade, até o início de 2012.
Deixe o seu comentário