Care Brasil lança hoje Manual de Formação de Núcleos Comunitários de Defesa Civil

terça-feira, 09 de outubro de 2012
por Jornal A Voz da Serra

Nesta quarta-feira, 10, a Care Brasil lança em parceria com as Defesas Civis de Nova Friburgo e Teresópolis, um inédito Manual de Formação de Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs). O lançamento se inicia às 14h na Avenida Alberto Braune, 224 (auditório do antigo prédio da Oi), e contará com a presença de membros dos Nudecs já formados, que falarão sobre suas experiências. O evento vai marcar antecipadamente o Dia Internacional de Redução de Desastres, comemorado dia 12, e o encerramento dos 15 meses de trabalho da Care Brasil na Região Serrana. Na ocasião, serão apresentadas as ações do projeto “Aumentando resiliências e fortalecendo comunidades: Redução de Riscos de Desastres na prática no Brasil”.
Redigido por Daphne Sorensen e Roberta Dutra (ambas da Care Brasil), o manual é fruto do projeto de Redução de Riscos de Desastres, iniciado após a catástrofe natural que atingiu a Região Serrana em 12 de janeiro de 2011. A publicação contou com a colaboração técnica de José Claudio Barros (Care Brasil), Hauke Hoops (Care Internacional), Alvaro de Vicente e Ivette Velasco (ambos do escritório da Ajuda Humanitária e Proteção Civil da Comissão Europeia na América do Sul). Seu conteúdo traz experiências da Região Serrana, dicas e instrumentos, como, por exemplo, a importância da mobilização comunitária, as dinâmicas da formação dos Núcleos e o processo pedagógico, além de folhetos com materiais de apoio para os facilitadores, entre outros. O manual também ficará disponível para download no site da Care (www.care.org.br)
“Em nossas ações, na Região Serrana, deparamo-nos com a falta de um manual que descrevesse o passo a passo da formação e decidimos preencher essa lacuna, sistematizando os aprendizados obtidos na formação dos Nudecs Rosário e Perpétuo, em Teresópolis, e Duas Pedras, em Nova Friburgo. Esperamos que este manual sirva como ponto de partida para entidades que estão interessadas em formar Nudecs em seus bairros, comunidades e regiões, mas não sabem por onde começar. Essa é uma forma de contribuirmos para o fortalecimento de políticas de Redução de Riscos de Desastres no Brasil”, explica Daphne Sorensen.

Você sabia?
Celebrado anualmente em 12 de outubro, o Dia Internacional para a Redução dos Desastres Naturais foi instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas para servir como alerta e reflexão sobre a temática dos desastres naturais e as suas formas de prevenção e mitigação, contribuindo para criar uma sociedade mais capacitada para enfrentar os fenômenos naturais, que tendem a se agravar em frequência e intensidade em decorrência das mudanças climáticas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade