A época dos temporais de verão já passou e muitos já se esqueceram do sofrimento de milhares de famílias da Região Serrana com as enchentes e deslizamentos de morros e encostas, que mataram mais de 900 pessoas. Mas, para a Care Brasil, os esforços na área não devem se limitar apenas às doações emergenciais. Por este motivo, a ONG iniciou uma nova fase de seu projeto Somando Forças com a Região Serrana, a fim de apoiar a reconstrução da vida dos atingidos pela tragédia de janeiro.
Atualmente a equipe da ONG visita abrigos para realizar oficinas e diálogos temáticos com os sobreviventes, além de entregar kits com roupas de cama e banho. Estas visitas acontecerão até 12 de junho em Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis, abordando temas como cuidados preventivos da saúde — com ênfase em higiene pessoal e limpeza; direitos humanitários, cidadania, restauração da esperança, entre outros. Em Nova Friburgo a ação acontecerá de 27 de maio a 5 de junho (veja box).
A Care Brasil planeja distribuir 1,5 mil kits para cerca de seis mil pessoas. As famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica foram cadastradas previamente, de forma a prover melhor controle social dos benefícios.
Diagnóstico
A estratégia da Care Brasil também envolve uma parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (Ceped) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Em abril o instituto começou a coletar dados sobre a Região Serrana, levantando informações sobre desastres anteriores, planos e documentos do setor público. O objetivo é realizar um diagnóstico para avaliar e identificar ações prioritárias, a fim de ampliar a capacidade de prevenção de risco desses locais a curto, médio e longo prazos. Posteriormente, esta análise será apresentada para debate público.
Para o segundo semestre, a Care Brasil planeja realizar oficinas em algumas das comunidades mais atingidas, a fim de capacitar 300 lideranças comunitárias e servidores públicos em redução de riscos, prevenção de desastres e adaptação às mudanças climáticas. Também está planejado o desenvolvimento de um guia de comunicação comunitária para a sociedade civil local.
— Acreditamos que a prevenção de desastres e a adaptação às mudanças climáticas são prioridades nas regiões mais vulneráveis do país. Os desastres naturais podem destruir comunidades e recursos, mas ações efetivas dos serviços de emergência podem diminuir significativamente seus efeitos e prejuízos no futuro — afirma Markus Brose, diretor executivo da ONG.
A Care Brasil atua hoje com o objetivo de restabelecer a economia local e a rotina dos moradores, promovendo o desenvolvimento e garantindo a adaptação das comunidades atingidas, para que estejam preparadas para enfrentar novos impactos ambientais no futuro. O foco do trabalho traz particular atenção às famílias mais vulneráveis, principalmente mulheres, crianças e idosos. A Care Brasil foca seus esforços no fortalecimento das mulheres também no contexto de emergências — pois acredita que, quando equipadas com os recursos adequados, elas têm maior poder de transformação na sociedade e são exemplos de como seu engajamento e participação podem transformar a realidade em que vivem.
Ajuda Humanitária
Desde que começou a atuar na Região Serrana, em janeiro deste ano, a Care Brasil já beneficiou cerca de quatro mil pessoas com distribuição de kits de higiene e limpeza e kits específicos para mulheres, bebês e idosos. Foram doados ainda mil metros de lona para contenção de encostas e prevenção de novos deslizamentos em Nova Friburgo; 1,8 mil kits escolares para crianças abrigadas; alimentos com alto valor de proteína, condimentos, farinha de milho e remédios para tratamento de piolhos em sete abrigos de Nova Friburgo, entre outras ações.
O trabalho da Care Brasil na Região Serrana é possível graças às doações financeiras das empresas Walmart, Bank of America Merril Lynch, Kraft Foods, Vostu, Levi Strauss, HSBC, JP Morgan, Pfizer, Motorola e PriceWaterhouseCoopers. Outras empresas apoiam a Care Brasil mobilizando colaboradores e/ou clientes e fornecedores, como Accenture, Banco Santander, Banco Societe Generale, Cisco, Dow Química, Escola Britânica de São Paulo - Saint Paul´s School, Good Card Embratec, HSBC, JP Morgan, Machado Associados, Nike e Votorantim Metais. O Instituto C&A doou bens materiais. A União Europeia, por meio do Departamento de Ajuda Humanitária da Comissão Europeia (European Commision Humanitarian Aind Departament – ECHO), também investe no trabalho da Care Brasil. Pessoas físicas de todo o país também colaboraram e podem continuar ajudando com doações financeiras.
Cronograma das oficinas e doações em Nova Friburgo
Serão doados kits com roupas de cama e banho e realizadas oficinas com orientações sobre higiene, limpeza, direitos humanitários, gênero, reconstrução da vida, entre outros assuntos. Também é estimulada a formação de comitês comunitários para o enfrentamento de desastres futuros.
Durante as ações em Nova Friburgo estará presente a gerente local de Emergência e Mudanças Climáticas, Rosângela Gomes, que pode falar pela Care Brasil.
Dia 27/5, 16h - distribuição dos kits e oficina na Creche Municipal Franz Haug/Aldeia, situada na Travessa José Ernesto Knust s/nº
Dia 28, 9h30 - distribuição de kits, realização de oficinas e formação de comitê comunitário na Escola Municipal Luiza Saippa, situada na Rua Benjamin Constant 115
Dia 28, 14h - distribuição de kits, realização de oficinas e formação de comitê comunitário na Escola Municipal Hermínia Silva Condack, situada na Avenida Antonio Mario de Azevedo, km 13
Dia 29, 9h30 - distribuição de kits, realização de oficinas e formação de comitê comunitário na Escola Municipal Estação do Rio Grande, situada na Praça Nossa Senhora do Rosário, s/nº
Dia 4/6, 9h30 - distribuição de kits, realização de oficinas e formação de comitê comunitário na Escola Alto da Floresta, situada na Rua B 40
Dia 4/6, 14h - distribuição de kits, realização de oficinas e formação de comitê comunitário na Escola Estadual Etelvina Schottz, em Córrego Dantas
Dia 5/6, 9h30 - distribuição de kits, realização de oficinas e formação de comitê comunitário na Escola Municipal Vevey La Jollie, na Avenida Antonio Mario de Azevedo, 18800
Sobre a Care Brasil
A Care Brasil é uma ONG brasileira com título de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip). Iniciou suas operações em 2001, com a missão de combater a pobreza enfrentando suas causas estruturais em regiões rurais e urbanas de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Trabalha na promoção do desenvolvimento local e sustentável das comunidades e territórios onde atua por meio de ações de inclusão social, fortalecimento da economia local, preservação do meio ambiente, inovação na gestão pública e mobilização social.
A Care Brasil está presente em oito Estados, atuando em cinco áreas rurais do Norte, Nordeste e Centro Oeste (Acre, Bahia, Goiás, Maranhão, Piauí e Tocantins); e na periferia das duas maiores metrópoles do país: Rio de Janeiro e São Paulo. Além disso, presta ajuda humanitária em desastres e implementa projetos de reconstrução, adaptação e prevenção às mudanças climáticas em quatro municípios do Rio de Janeiro: São Gonçalo (região da Baixada fluminense), Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis.
A Care Brasil faz parte da rede da Care Internacional, que tem sede em Genebra (Suíça) e está entre as cinco maiores ONGs do mundo. Com atuação em 70 países, a Care beneficiou mais de 59 milhões de pessoas apenas em 2010, através da implementação de 800 projetos em quatro continentes: África, América Latina, Ásia e Leste Europeu.
Para mais informações, acesse: www.care.org.br.
Deixe o seu comentário