Caravana suíça com mais de 160 integrantes chega a Nova Friburgo

Monumento em homenagem aos 200 anos é inaugurado na Praça Dermeval Barbosa Moreira
segunda-feira, 14 de maio de 2018
por Dayane Emrich (dayane@avozdaserra.com.br)
Os suíços com autoridades no espetáculo de Sylvana Gym no Country (Foto: divulgação)
Os suíços com autoridades no espetáculo de Sylvana Gym no Country (Foto: divulgação)

O domingo, 13, Dia das Mães, foi de festa em Nova Friburgo. Na ocasião, foi realizada a inauguração do monumento em homenagem aos 200 anos da cidade. A solenidade, que foi marcada pelo clima de alegria e emoção, teve início às 16h e contou com a presença de diversas autoridades. O monumento, que está exposto na Praça Dermeval Barbosa Moreira, é uma iniciativa do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) e não teve custo à municipalidade.

De formas ondulares, a peça foi inspirada nas montanhas de Nova Friburgo e também nos rios e cachoeiras abundantes na região. Em entrevista exclusiva para A VOZ DA SERRA, o autor da obra, o artista plástico Mário Moreira, contou que se baseou no número 200. Segundo ele, o maior desafio foi conseguir obter a ondulação no concreto.

 “Eu achei que era uma boa referência porque, além do número, a forma  remete às montanhas que são testemunhas silenciosas da história da cidade. A ondulação lembra ainda a água, que é um recurso  que temos em abundância no município. A escultura não é figurativa, mas apela para a emoção da forma. Como ela foi feita de concreto, a minha maior preocupação era dar uma leveza ao material para que ele não ficasse muito rígido”, disse Mário (na foto, apontando para a sua obra).

Entre as autoridades presentes estavam o prefeito Renato Bravo, secretários, subsecretários, vereadores, autoridades civis, militares e eclesiásticas. Também participaram do evento o Presidente do Conselho Nacional da Suíça, Dominique de Buman, o secretário-geral do Parlamento Federal da Suíça, Philppe Schwab, e o prefeito e vice-prefeito de Santo Tirso (Portugal) Joaquim Couto e Alberto Costa, respectivamente.

Recepção da caravana suíça

Também no domingo, a Caravana Suíça, com mais de 160 integrantes, foi calorosamente recebida em Nova Friburgo. A festa de recepção foi organizada pela Associação Fribourg-Nova Friburgo e  aconteceu a noite no Country Clube. Além do grupo de Ginástica Silvana Gym, que encantou os presentes com coreografias inusitadas, houve apresentação da Banda Sinfônica Campesina Friburguense.

Prestigiaram a festa o Presidente do Conselho Nacional da Suíça, Dominique de Buman, o embaixador da Suíça no Brasil, Andrea Semadeni, o prefeito Renato Bravo e a primeira dama e coordenadora do Comitê 200 anos, Cristina Bravo.

  • O espetáculo de Sylvana Gym no Country

    O espetáculo de Sylvana Gym no Country

  • O presidente do Conselho Nacional da Suíça, Dominique de Buman, prestigia a inauguração do monumento aos 200 anos

    O presidente do Conselho Nacional da Suíça, Dominique de Buman, prestigia a inauguração do monumento aos 200 anos

  • Suíços caem no samba no Country

    Suíços caem no samba no Country

  • O espetáculo de Sylvana Gym no Country

    O espetáculo de Sylvana Gym no Country

  • O espetáculo de Sylvana Gym no Country

    O espetáculo de Sylvana Gym no Country

  • Suíços festejam no Country

    Suíços festejam no Country

  • Brincadeira de trenzinho na festa

    Brincadeira de trenzinho na festa

  • Renato e Cristina Bravo comemoram

    Renato e Cristina Bravo comemoram

  • O espetáculo de Sylvana Gym no Country

    O espetáculo de Sylvana Gym no Country

  • Bandeiras da Suíça na recepção

    Bandeiras da Suíça na recepção

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: 200 anos
Publicidade