Caravana da Ciência poderá voltar ainda esse ano

quinta-feira, 21 de maio de 2009
por Jornal A Voz da Serra
Caravana da Ciência poderá voltar ainda esse ano
Caravana da Ciência poderá voltar ainda esse ano

(SECOM) A Caravana da Ciência, que despertou a curiosidade dos friburguenses no início deste mês de maio, poderá retornar à cidade, ainda este ano. Somente no primeiro dia, mais de 900 alunos da rede municipal visitaram o evento.

A Caravana da Ciência, que veio à Nova Friburgo através de contatos da Secretaria Municipal de Educação, com apoio das secretarias de Turismo, de Cultura e de Comunicação Social despertou muita curiosidade em quem passava pela praça Dermeval Barbosa Moreira, durante aquele fim de semana, sobretudo, a partir da quinta-feira, 7.

Um centro de ciências itinerante, que ofereceu exibições de vídeos científicos e seções de planetário, esteve montado naquela praça até sábado, 9 de maio. O sucesso foi tão grande que o grupo poderá voltar ainda esse ano.

A caravana, composta por uma carreta e duas tendas com mais de 20 experimentos científicos e, aproximadamente, 30 profissionais da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj) e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), foi bastante elogiada pelas pessoas que participaram das demonstrações.

Entendimento na prática

As crianças puderam ver e entender, na prática, muitos conceitos de ciência e física, como, por exemplo, a transformação de energias mecânica e cinética em energia elétrica; demonstração de funcionamento da energia do campo eletromagnético; o princípio do funcionamento de

câmera fotográfica e também experimentos, como a pilha humana, quebra-cabeças e o planetário. Estes são alguns dos aparelhos que desvendam os mistérios da ciência para os estudantes e curiosos.

“A nossa função aqui é instigar as pessoas e, principalmente, as crianças. Muitos acham chata a matéria de Ciências que é dada nas escolas; porém, aqui, mostramos como tudo funciona na prática. É uma maneira fácil e divertida tanto para explicar aos alunos quanto de aprender. A maior parte destes experimentos é elaborada por meio de materiais totalmente reciclados. É muito prazeroso ver os professores mostrarem interesse em desenvolver esses testes em salas de aulas. É tudo muito simples de ser feito”, explicou Rui Pereira, coordenador geral da Uerj-Ciência.

Segundo Natasha Von Heeld, supervisora responsável pela Caravana, “viajamos por todo o estado do Rio de Janeiro e, em todas as cidades, o que mais chama a atenção dos visitantes é o planetário”, comentou. O interesse de professores e diretores em implantar algumas das idéias propostas pela caravana nas escolas foi imediato.

“É tudo muito interessante e fácil de ser feito nas escolas, além de utilizar materiais fáceis de serem encontrados, disse a diretora da Escola Municipal Rui Sanglard, Aline Moraes. Para o aluno Eric dos Santos, da 4ª série da mesma escola, “foi muito interessante essa feira de ciências aqui na praça. Muita coisa eu já tinha ouvido falar ou a tia já tinha falado, mas eu não sabia como era”, confessou o estudante.

De acordo com a secretária municipal de Educação, professora Ledir Porto, “é muito gratificante poder oferecer a essas crianças um modo diferente de ensinar. Poder sair da sala de aula e mostrar na prática como as coisas funcionam faz um diferencial. Poucas teriam a oportunidade de conhecer o funcionamento de um planetário, por exemplo. Graças a essas parcerias entre a Cecierj e a Uerj, nossos alunos e a comunidade de Nova Friburgo terão esse contato direto com o funcionamento desses recursos em ciências”, finalizou.

Ao todo, foram atendidos 70 alunos a cada hora, divididos em dois grupos que participam de atividades desenvolvidas na tenda e no planetário, simultaneamente. Os estudantes da rede municipal de ensino visitaram a Caravana na quinta-feira, 7, e na sexta, 8, quando também participaram estudantes estaduais. No sábado, pela manhã, foi aberta à visitação e participação da comunidade friburguense.

O próprio prefeito Hérodoto Bento de Mello, como sempre, marcou presença e era um dos mais animados. Visitou todos os departamentos e foi a sensação da garotada, que pedia a toda hora para tirar fotos ao lado do prefeito. Ou mesmo um simples aperto de mão.

O prefeito Heródoto deixou o local encantado e, mais uma vez, foi aplaudido pela galera.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade