• Percorrerá os municípios Nova Friburgo, Duas Barras, Carmo, Sumidouro, Cordeiro, Macuco, Trajano de Moraes, São Sebastião do Alto, Santa Maria Madalena, Itaocara e Cantagalo
• “Mapa de Cultura do Rio de Janeiro” é realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, com patrocínio da Petrobras. Quando estiver concluído, o mapa será disponibilizado em várias mídias da internet, com roteiros e informações sobre as características culturais de todos os municípios do Estado
As diversas e ricas manifestações culturais da Baixada Fluminense vão compor o “Mapa de Cultura do Rio de Janeiro”, que estará sendo produzido durante os próximos seis meses e será disponibilizado na web em 2012. Nos próximos dias, a caravana com equipe que reúne repórter, fotógrafo e cinegrafista, percorre os municípios Nova Friburgo (01/12), Bom Jardim (02/12), Duas Barras (03/12), Carmo (04/12), Sumidouro (05/12), Cordeiro (06/12), Macuco (08/12), Trajano de Morais (09/12), São Sebastião do Alto (10/12), Santa Maria Madalena (11/12), Itaocara (13/12) e Cantagalo (14/12) para traçar um levantamento dos espaços culturais, calendário fixo da cultura local e principais destaques dos patrimônios material, imaterial e natural de cada um dos municípios da região. O projeto vai mostrar, através do portal Cultura.rj (www.cultura.rj.gov.br), da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, uma ampla pesquisa sobre o que os 92 municípios fluminenses produzem em áreas como música, teatro, artes visuais, arquitetura, gastronomia, dança, entre outras. Realizado pela Secretaria de Cultura do Estado do Rio, com o patrocínio da Petrobras, o “Mapa de Cultura do Rio de Janeiro” reunirá as características culturais de todos os municípios do Estado, desde a Festa do Divino em Paraty e tradição finlandesa de Itatiaia às serestas de Conservatória e ao Boi Pintadinho, de Campos.
O Mapa, que terá recursos de georreferenciamento, vai oferecer um mergulho na cultura do Rio. “Traçar o Mapa de Cultura do Rio de Janeiro é uma prioridade, um dos nossos projetos mais importantes e necessários”, diz a Secretária de Estado de Cultura, Adriana Rattes. “Ele nos ajudará a conhecer mais a fundo o tecido que forma a cultura do nosso estado, fará uma radiografia do que realmente são nossos 92 municípios e nos fornecerá subsídios para a elaboração do Plano Estadual de Cultura.”
“Mapear a Cultura fluminense—e construir uma ampla base de dados sobre as suas manifestações, espaços e potenciais—é uma ação de extrema importância para se conhecer em detalhes o tamanho e a diversidade do patrimônio do estado. Ajudará, também, na tarefa de pensar as políticas públicas para o setor. Para a Petrobras, patrocinar esse projeto representa não somente reconhecer o seu mérito, mas dar um importante retorno ao estado que, há tantos anos, sedia e acolhe a empresa”, diz Eliane Costa, gerente de patrocínios da Petrobras.
O Mapa de Cultura será como uma bússola para estudantes, turistas, produtores culturais e interessados em cultura em geral, que poderá conduzi-los aos Quilombos do Vale do Paraíba ou à Festa do Cascudo em Itaperuna. Um guia para dançar o Mineiro Pau ou jongar em Pinheiral. Trará ainda um registro de manifestações ligadas à cultura digital e indicará os principais festivais de cultura do Estado, como o Festival de Jazz de Rio das Ostras ou o festival de música do Vale do Café, entre tantos outros.
Pé na estrada
O mapeamento cultural do Estado vai percorrer todo o território fluminense para retratar e divulgar as riquezas e diversidades da cultura produzida no interior do estado do Rio. O projeto, realizado com patrocínio da Petrobras através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (Lei do ICMS), será produzido pela Diadorim Ideias & Comunicação e disponibilizará textos, fotos e vídeos para o grande público, num esforço de catalogação inédito.
Se você tiver dicas, informações e sugestões sobre o Mapa, escreva para o e-mail: mapaculturarj@gmail.com.br.
Deixe o seu comentário