De volta a suas origens, a jornalista friburguense Liliane Souzella acaba de assumir a coordenação dos cursos de Jornalismo e Publicidade da Universidade Candido Mendes em Nova Friburgo. Liliane tem uma carreira acadêmica e profissional consolidada, sendo graduada em Direito e mestre pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Ela está implementando diversos projetos na faculdade, entre eles, o de fazer com que os alunos elaborem, produzam e editem telejornais, programas de rádio, material para internet e mídia impressa desde o momento que ingressam na faculdade. Outra novidade trazida por Liliane são os cursos de extensão abertos à comunidade. Nesta entrevista, a nova coordenadora fala sobre este novo desafio e os principais diferenciais do curso da Ucam em relação aos já existentes no mercado.
A VOZ DA SERRA – Você acaba de assumir a coordenação do curso de Comunicação da Ucam. Como foi esse processo?
LILIANE - Por ser professora da universidade e assessora da Pró-Reitoria de Coordenação e Expansão, fiz parte da comissão que recebeu os integrantes do Ministério da Educação no ano passado, quando nosso curso foi avaliado e aprovado. Na ocasião, pude conversar com alunos e professores e percebi que tínhamos um time excelente, tanto de professores como de alunos. Daí para assumir a coordenação do curso foi só um passo.
AVS – Qual o seu maior desafio à frente do curso?
LILIANE - Prefiro não falar em desafio, pois tanto o curso de Jornalismo como o de Publicidade contam com professores gabaritados, atuantes no mercado de trabalho, extremamente dedicados e dispostos a passar suas experiências aos alunos. Estou aqui para somar e tornar o curso ainda mais dinâmico, com mais atividades práticas, sem deixar de valorizar as disciplinas teóricas, fundamentais para a formação de bons jornalistas e publicitários.
AVS – Como aliar a teoria e a prática?
LILIANE - Costumo dizer a meus alunos que os bons profissionais surgem exatamente desta união. A universidade tem a obrigação de passar os ensinamentos teóricos fundamentais para que os alunos adquiram uma bagagem de conhecimentos a ser aplicada durante toda a sua vida profissional. Evidentemente, também compete à faculdade preparar os alunos para o mercado de trabalho desde o primeiro período, através de atividades práticas
AVS – Quais são seus principais projetos para esse ano?
LILIANE - Já deixaram de ser projetos, estão a todo vapor. Montamos três disciplinas eletivas novas que estão com turmas cheias. Uma delas, a de Jornalismo de Moda, também foi oferecida na modalidade de curso de extensão e a procura foi grande. Estamos montando uma agência de informação para produzir e divulgar material produzido pelos alunos de Jornalismo e de Publicidade. Nossa agência vai, inclusive, disponibilizar informações através da internet, em tempo real, para toda a população.
AVS – Os alunos vão mesmo produzir um jornal?
LILIANE - Com certeza. Todos, sem exceção, estão envolvidos nos novos projetos, inclusive os alunos de primeiro período, que normalmente é mais voltado para disciplinas teóricas. Neste semestre, eles já estão participando da produção e edição de um telejornal, que será semanal e irá ao ar a partir do início de abril. Teremos dois telejornais semanais, totalmente idealizados, produzidos e editados por nossos alunos e em nosso estúdio. Também estamos reformulando o programa da rádio interna do campus. A idéia é expandir este programa e veiculá-lo externamente a partir do segundo semestre. Importante lembrar que os alunos do primeiro período também vão participar deste projeto.
AVS - E o que está sendo feito ou pensado em termos de mídia impressa?
LILIANE - Vamos selecionar todas as matérias produzidas ao longo do semestre pelos alunos da agência e das disciplinas de Redação Jornalística, Oficina de Texto e Entrevista e Pesquisa para editar um jornal no final do semestre. Estamos atuando de forma a integrar todas as turmas num grande projeto. Além disso, faremos uma revista com o material produzido na disciplina Jornalismo de Moda.
AVS – Quais as novidades que estão sendo pensadas para a área de publicidade?
LILIANE - Estamos elaborando um concurso interno para uma campanha publicitária educativa voltada para os problemas da cidade. Além disso, nossos programas jornalísticos têm espaços específicos para veiculação de peças publicitárias, tanto nos telejornais quanto nos programas de rádio, mídia impressa e internet. Todo o material produzido por nossos alunos está ligado a questões importantes para a cidade. Prestar serviços não só na área educacional, mas também no atendimento às demandas das comunidades onde está inserida sempre foi, aliás, uma das marcas registradas da Candido Mendes.
AVS - E quando estes projetos irão se concretizar?
LILIANE - As turmas estão iniciando os trabalhos, mas até amanhã, 11, ainda estaremos aceitando novos alunos. Nossa previsão é de que até o final de março ou início de abril os telejornais semanais, a rádio interna e a agência já estejam a pleno vapor. Além disso, estamos esquematizando a oferta de novos cursos de extensão para alunos, ex-alunos e toda a população, sob a chancela do curso de Comunicação Social. Em muito breve, divulgaremos a relação dos cursos.
AVS – Qual a sua expectativa ao assumir a coordenação do curso de Comunicação em Nova Friburgo?
LILIANE - Tenho muito orgulho de fazer parte de uma instituição com mais de cem anos de existência, que sempre foi pautada pela conduta ética e defesa dos ideais de liberdades políticas e expressão. A Ucam sempre se preocupou em formar profissionais críticos, conscientes, integrais, capazes de intervir na realidade de seu país de forma democrática e atuante. Somos mais do que uma equipe, somos uma família, e sabemos exatamente os valores de integridade e moral que procuramos transmitir a nossos alunos.
AVS – Qual o principal diferencial do curso de Comunicação Social da Candido Mendes?
LILIANE - Um ponto que considero da maior importância é o fato de nossos laboratórios e estúdios estarem sempre abertos aos alunos, sem restrições. Desde o primeiro período, os alunos realmente têm acesso total aos equipamentos, sempre sob a orientação de professores atuantes no mercado local. Outro diferencial da Candido é o respeito que temos pelos alunos. Desde que assumi, em janeiro, procuro estar sempre em contato com os alunos, para conhecê-los melhor, saber suas dificuldades e necessidades, seja através de e-mails, por telefone ou pessoalmente.
AVS – Para concluir, fale um pouco sobre a questão do mercado de trabalho para comunicadores, tido como muito restrito:
LILIANE - Este é outro ponto-chave de nossas atividades no semestre. O slogan que criamos para a agência “Tudo exige comunicação”, com o objetivo de mostrar não só aos alunos, mas também à população, que o mercado de trabalho não é tão restrito quanto se imagina. Na verdade, os profissionais de Comunicação não precisam trabalhar só em rádio, jornal ou TV. Há um vasto campo a ser explorado, inclusive aqui em Nova Friburgo. Temos um potencial enorme tanto nas áreas de assessoria de governo, turismo e moda, que precisam ser exploradas. Aliás, já estamos programando três seminários para discutir exatamente o tema do mercado de trabalho. Nossos alunos, com certeza, estarão devidamente capacitados para atender a esta demanda - que existe, sim, mas ainda não foi bem atendida.
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