Passados mais de dois anos desde a tragédia climática que quase a destruiu por completo, a Capela de Santo Antônio, na Praça do Suspiro, foi reaberta ao público na última quinta-feira, 13, com missa celebrada pelo bispo diocesano Dom Edney Gouveia Matoso. A cerimônia, diante de uma multidão estimada em quatro mil pessoas, começou com a procissão desde a Catedral São João Batista, responsável por levar de volta à capela as imagens de Nossa Senhora Aparecida, e do próprio Santo Antônio.
Ao longo de todo o percurso entre as duas igrejas, as imagens foram transportadas por militares. Representantes da Marinha levaram a imagem de Nossa Senhora, ao passo que representantes do Tiro de Guerra conduziram a estátua do padroeiro da capela e santo do dia. No interior da capela as imagens foram entregues aos Arautos do Evangelho até que o próprio bispo as colocasse no lugar que ocupavam antes da tragédia.
"A restauração ficou perfeita”, comemorou o devoto João Egberto de Carvalho. "Não poderia ter ficado melhor. E a noite inteira foi muito emocionante, com a procissão trazendo as imagens de Nossa Senhora Aparecida e Santo Antônio, e depois a missa sendo vista por todos através dos telões. Todo mundo se emocionou. Foi um momento mágico que será lembrado por muitos e muitos anos”, encerrou.
Uma cerimônia muito além da fé
Não foram apenas os devotos que se emocionaram com a reabertura da capela. A igrejinha tornou-se de forma inevitável um importante símbolo da reconstrução de Nova Friburgo e sua reabertura trouxe à tona a lembrança daqueles dias difíceis vividos há pouco mais de dois anos.
"É muito emocionante ver essa igrejinha aberta e bonita novamente. Todos nós lembramos de como ela ficou destruída e de todos os amigos e parentes que perdemos em 2011. Ver essa praça cheia novamente é algo que enche de esperança”, resumiu a professora Janilza Wermelinger.
Para a restauração da capela foram investidos cerca de R$ 750 mil em recursos públicos, privados e da Fundação Roberto Marinho. Todo o trabalho de restauração teve como objetivo recuperar os traços da construção original.
O interior da capela não guarda qualquer sinal da destruição sofrida há dois anos
O prefeito Rogério Cabral, ao lado do bispo Dom Edney:
a reinauguração reuniu diversos representantes da sociedade
A multidão de fiéis ocupou a Praça do Suspiro
Militares transportaram as imagens de Nossa Senhora
Aparecida e Santo Antônio até a entrada da capela...
...a partir de então elas foram entregues aos Arautos do Evangelho...
...até que fossem devolvidas à capela pelo bispo diocesano
Deixe o seu comentário