(SECOM) A Fundação Municipal de Saúde de Nova Friburgo, por meio da Coordenação de Saúde Mental, realizará no próximo sábado, 22 de setembro, na Escola Municipal Hermínia da Silva Condack, em Campo do Coelho, das 11 às 16 horas, um evento para marcar o início do atendimento psicológico e psiquiátrico às crianças e aos adolescentes do distrito, esses vítimas da tragédia climática de janeiro de 2011. Aos participantes do evento também será realizada uma Oficina sobre Resiliência.
O tratamento psicológico, para as crianças e jovens vítimas das chuvas, é totalmente gratuito, e era realizado pelo município somente em Olaria, no Posto de Saúde Tunney Kassuga.
O prefeito Sérgio Xavier destacou que o tratamento realizado em Olaria já está colhendo frutos: “Podemos contabilizar pacientes que estão tendo sucesso com o atendimento no Posto Tunney Kassuga. Por isso, vimos a necessidade de ampliar o atendimento, conforme dados da Fundação Municipal de Saúde”, comentou o prefeito.
No dia do evento, no distrito de Campo do Coelho, haverá atendimento individual às crianças, aos jovens e aos familiares por uma equipe de cinco psicólogos e três psiquiatras da Associação Brasileira de Psiquiatria, que virão do Rio de Janeiro especialmente para fazer os atendimentos. A coordenação da ação é do médico Ricardo Krause. Alem disso, estão previstas atividades recreativas para o público poder se distrair enquanto aguarda a consulta e a Oficina de Resiliência.
Toda a ação faz parte do Programa de Saúde Mental do município, e é fruto de uma parceria firmada entre o município e a Associação Brasileira de Psiquiatria, e conta ainda com o apoio da Secretaria municipal de Educação, que forneceu o espaço da escola e todo o material a ser usado no dia do evento.
As pessoas interessadas não necessitam de encaminhamento para serem atendidas, mas é importante frisar que a demanda de atendimento é específica para os casos decorrentes da tragédia em crianças e jovens.
Oficina de Resiliência: a informação que salva vidas
Uma oficina sobre resiliência está marcada para o mesmo dia do início do atendimento psicológico e psiquiátrico às crianças e jovens de Campo do Coelho. Segundo a coordenadora de Saúde Mental da Fundação Municipal de Saúde, a psicóloga Elaine Gomes, a oficina é fundamental: “A Oficina de Resiliência é importante para que as pessoas estejam preparadas emocionalmente para procederem de forma segura, caso estejam em uma situação de emergência”, afirma a psicóloga.
Sobre a capacidade das pessoas de serem resilientes, o prefeito Sérgio Xavier afirmou que é fundamental a preparação para qualquer adversidade que possa surgir, nos casos de emergência: “O planejamento em todas as áreas da vida é necessário, principalmente para as pessoas que moram em áreas de risco”, destacou o prefeito.
Deixe o seu comentário