Campesina Friburguense faz a primeira apresentação deste mês do projeto

terça-feira, 15 de setembro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

(SECOM) - “A mesma praça, o mesmo banco, as mesmas flores e o mesmo jardim”, mas a cada 15 dias um espetáculo diferente na Praça Dermeval Barbosa Moreira. No início da noite do último sábado, 12, em clima bastante agradável e com céu estrelado, que conferia um aspecto especial ao cenário friburguense, a Banda da Sociedade Musical Beneficente Campesina Friburguense apresentou-se em mais uma edição do projeto cultural Banda na Praça, com um repertório alegre, definido pelo regente, o maestro, arranjador e professor Marcus Almeida.

O prefeito em exercício, Dermeval Barboza Moreira Neto, fez questão de prestigiar o evento, iniciado com a execução do Hino de Nova Friburgo. Em seguida, o presidente da Campesina, Carlos Magno da Silva, e o vice-presidente, Clóvis Aparício, fizeram questão de convidar Maria Lúcia Inácio, mãe do mais novo integrante da agremiação musical, Gabriel Inácio Fracasso, 15 anos. Ela colocou na lapela do blaiser do rapaz, um boton da Sociedade Musical. Logo em seguida foi iniciada a apresentação.

Dermeval Neto, sempre que pode vai assistir às apresentações das bandas e desta vez não foi diferente. Desde o início, ele esteve sentado na primeira fileira de arquibancadas, acompanhado do secretário de Comunicação Social, Girlan Guilland. Emocionado, Dermevalzinho disse se sentir muito orgulhoso pelos talentos dos músicos friburguenses.

Já dona Maria Lúcia Inácio, mãe de Gabriel, o mais novo integrante da banda da Campesina, não largou um só instante a sua máquina fotográfica para registrar a primeira apresentação em público do seu segundo filho, que integra a banda. De acordo com Maria Lúcia, Gabriel foi influenciado pelo seu irmão Rafael, de 22 anos, que já faz parte da banda Campesina.

 

Música para alegrar os corações

A Secretaria Municipal de Cultura, que organiza o evento, cuidou para deixar o público mais próximo da banda, posicionando melhor as arquibancadas, instaladas pela Secretaria municipal de Turismo. E além das pessoas que se encontravam sentadas, outras passavam pelas proximidades e eram atraídas por músicas, como o dobrado Capitão Agenor Salles, Brazilian Festival, Batuqinho, seleção de Maxixe, Hello Dolly, Terra do Sol, Festival Parintins - Vermelho e Festa da Ilha Encantada e Aquarela do Brasil, além de Moonlight Serenade.

Através da parceria cultural entre as bandas que são patrimônios de Nova Friburgo - Campesina e Euterpe Friburguense - e a Prefeitura, o público pode assistir, gratuitamente, na praça Dermeval Barbosa Moreira, no segundo e quarto sábados de cada mês uma apresentação diferente, alternando ambas agremiações. A Campesina tem agendada sua próxima apresentação no dia 10 de outubro, sempre no horário do projeto Banda na Praça, às 18 horas. Já a Euterpe Friburguense está agendada para se apresentar pelo mesmo projeto, no último sábado deste mês, 26 de setembro.

 

Conferência de Cultura e projeto Banda Larga

 O assessor da Secretaria de Cultura, Mário José Bastos Jorge, o Marinho, anunciou antes de terminar a apresentação da banda Campesina a realização, ainda este mês, da 2ª Conferência Municipal de Cultura, uma parceria entre o poder público, Conselho Municipal de Cultura e Sebrae/RJ.

Segundo ele aproveitou para informar, nos dias 19 e 20, das 8h às 18h, no Centro de Arte (praça Getúlio Vargas) será realizada a pré-Conferência; e nos dias 26 e 27, no mesmo horário, no Teatro Municipal de Nova Friburgo (Suspiro), a Conferência. O convite foi feito não só aos músicos presentes, mas a toda população.

Marinho aproveitou para anunciar também a realização, em novembro, do projeto Banda Larga, uma parceria entre governo municipal e estadual, através da Secretaria de Estado de Cultura e Associação de Bandas de Música do Estado (Asbam/RJ), que disponibilizará oficinas gratuitas, com renomados professores, a músicos de bandas de Nova Friburgo e de cidades vizinhas.

As oficinas serão realizadas no período de 22 a 28 de novembro e as informações já podem ser obtidas na própria Secretaria de Cultura (Getúlio Vargas, 89 – Palácio da Cultura, no antigo Fórum Júlio Vieira Zamith) ou pelo telefone (22) 2522-9966, sendo que as inscrições se iniciam em outubro. Marinho adiantou que só serão disponibilizadas 25 vagas para cada oficina: regência, com Marcelo Jardim; flauta e flautim, com Laura Rónai; clarineta e clarone, com Fernando Silveira; saxofone, com Marco Túlio; trompete, com Paulo Mendonça; trombone, com Eliseu Candido; tuba e bombardino, com Eduardo Guimarães; percussão e bateria, com Anderson Xavier e manutenção e reparo de instrumentos, com José Vieira Filho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade