A Sociedade Musical Beneficente Campesina Friburguense comemorou seus 142 anos de fundação na última sexta-feira, 6, com a sede da instituição lotada. Foi uma noite de confraternização com a presença de vários amigos e familiares. Na ocasião também foi empossada a mesa diretora do novo Conselho Deliberativo, reeleita para a gestão trienal 2012/2013/2014.
O presidente do Conselho Deliberativo, Carlos Alberto de Carvalho Mello, o vice-presidente Célio Medeiros Lopes e o secretário Antônio Manoel da Silva de Brito fizeram parte da mesa do evento, juntamente com o presidente da Campesina, Carlos Magno da Silva, e convidados.
De acordo com Carlos Mello, os 142 anos da Campesina significam a continuidade da história republicana da banda. “São 142 anos de atividade ininterrupta”, destacou, lembrando que a Campesina é a única banda civil brasileira que excursionou pela Europa por três vezes, em 1981, 2002 e 2010.
A Campesina é composta por 70 integrantes, que dão um show de carisma e qualidade musical durante suas apresentações. Na comemoração de aniversário, a banda foi regida pelo maestro internacional Marcus Almeida. O repertório de abertura incluiu os hinos de Nova Friburgo, da Proclamação da República e o Nacional Brasileiro. Após a abertura, sob a regência do maestro Sebastião Santos, foi apresentado o dobrado “Ele Canta Roberto”, com o tenor Mauro Martz. “Memory”, com a soprano Patrícia Monção, emocionou o público.
Durante o evento, o Drº Hitler Pinto recebeu o título de sócio benemérito e houve entrega da Comenda Persona Grata para José Carlos Ferreira Junior (comandante Felga). Ambos agradeceram à diretoria da Campesina e parabenizaram a instituição pelos seus 142 anos de existência, divulgando a cultura musical friburguense.
O presidente da Campesina, Carlos Magno da Silva, conhecido como Maguinho, está no quarto mandato e vem desenvolvendo um excelente trabalho à frente da instituição. “Hoje é um dia muito importante pelo aniversário da banda e também por conta de tudo que está acontecendo na vida social da Campesina, com vários concertos e apresentações”, frisou Maguinho. Ele ainda lembrou que a Campesina está desenvolvendo o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), intitulado projeto Peti Rural e Peti Urbano em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social. O protejo desenvolve um trabalho musical e de cidadania com crianças carentes. “A Campesina é pioneira na participação desse projeto. E nós temos obtido bons resultados, pois os pais também estão envolvidos e participando do programa”, enfatizou o presidente da banda.
No sábado, 7, foi celebrada por padre Leão missa em ação de graças em comemoração aos 142 anos da instituição, na Matriz de São Francisco de Assis, com a presença da diretoria.
Deixe o seu comentário