Campeonato Estudantil Friburguense de Basquete terá decisões neste sábado

Finais serão disputadas no ginásio do Nova Friburgo Country Clube
sexta-feira, 06 de dezembro de 2019
por Vinicius Gastin
Competição de basquete movimentou escolinhas de colégios friburguenses
Competição de basquete movimentou escolinhas de colégios friburguenses

O final de ano esportivo geralmente reserva decisões de títulos e, por consequência, festas dos times campeões. No caso do Campeonato Estudantil Friburguense de Basquete (Cefriba) não será diferente: a competição, idealizada e organizada por Diogo Soares e Calebe Ambrosio, através da C.A. Sports, terá as finais promovidas neste sábado, 7, no ginásio do Nova Friburgo Country Clube.

O primeiro desses jogos decisivos vale o título da Série Prata do Sub-17. A bola sobe às 9h para o duelo entre Nova Friburgo Country Club e Ienf. Logo na sequência, às 10h30, é a vez da decisão do Sub-15, entre Espaço Livre e Mercês. Fechando o dia de finais do Cefriba, ao meio-dia, Modelo e Anchieta medem forças na final da Série Ouro do Sub-17.

“A gente já estava com a ideia dessa iniciativa há algum tempo. Até havia alguma coisa, mas muito por insistência dos próprios professores, de maneira não muito organizada. A galera faz o basquete acontecer dentro das escolas, e é preciso ter uma competição dentro da cidade. Esse projeto existia há uns dois anos, e agora que estamos com horários mais flexíveis, resolvemos organizar”, explica Diogo.

O Campeonato Estudantil Friburguense de Basquete 2019 reuniu equipes de algumas escolas do município em duas categorias. O torneio teve uma rodada realizada a cada mês desde julho, sempre aos sábados, em diferentes sedes, à exemplo da Sociedade Esportiva Friburguense, Nova Friburgo Country Clube, Colégio Nossa Senhora das Mercês e Colégio Anchieta.

A categoria Sub-15 contou com grupo único, formado por Anchieta, Mercês, Modelo, Espaço Livre e Nova Friburgo Country Clube. Após todos se enfrentarem, o último colocado foi eliminado de forma direta, e os quatro primeiros colocados passaram para a fase semifinal. Os vencedores vão disputar o título.

No Sub-17, as oito equipes participantes foram divididas em dois grupos de quatro. O 1 contou com Modelo, Mercês, Galdino e Miosótis, enquanto na chave 2 estiveram Anchieta, Tuffy, Country Clube e Ienf. Os dois primeiros colocados de cada grupo passaram para as finais Ouro, e os dois últimos farão as finais Prata (semi-final e final e disputa de terceiro e quarto, respectivamente). Campeões e vice-campeões de cada categoria ganham troféus e medalhas. Os terceiros e todos os demais colocados também ganham medalhas de participação.

 As partidas possuem duração de 28 minutos, sendo quatro quartos de sete minutos corridos. Os lances livres são cronometrados, e entre o 1º e o 2º quartos e o 3º e o 4º quartos há um minuto de intervalo. Entre o 2º e 3º quartos, o descanso é de três minutos. Em caso de empate há prorrogação de cinco minutos. Na grande final, o tempo de jogo poderá ser de 40 minutos, com quatro quartos de dez minutos corridos.

  • Com uma rodada a cada mês, o Cefriba reuniu dezenas de jovens atletas em variados ginásios

    Com uma rodada a cada mês, o Cefriba reuniu dezenas de jovens atletas em variados ginásios

  • Equipe de arbitragem e organizadores da competição: encerramento neste sábado

    Equipe de arbitragem e organizadores da competição: encerramento neste sábado

  • Campões e vices do Estudantil serão premiados com troféus e medalhas

    Campões e vices do Estudantil serão premiados com troféus e medalhas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: basquete
Publicidade