Campeonato de Sinuquinha põe a cidade em movimento

segunda-feira, 09 de março de 2009
por Jornal A Voz da Serra

(SECOM) - O Campeonato Friburguense de Sinuquinha, que começa neste domingo, 8, teve lançamento oficial na noite de quarta-feira, 4, no Teatro Bebeth Castillo, do Centro de Arte. A Secretaria Municipal de Esportes está dando total apoio à organização e aos atletas. Na solenidade de lançamento as iniciativas do governo nesses dois meses foram elogiadas pelo presidente da Câmara, vereador Sérgio Xavier, e o líder do governo, Marcelo Verly.

Sérgio Xavier parabenizou o governo por “apoiar o esporte amador e assumir plena responsabilidade em promover a cidade”. “Estou feliz em fazer parte de uma equipe que está repaginando o município, fazendo com que Nova Friburgo volte a ser visto e respeitado”, confessou, citando o carnaval, feito em pouco mais de um mês, como um exemplo. Já Marcelo Verly afirmou que, além de ficar surpreso com o convite do prefeito Heródoto para ser líder do governo na Câmara, sente-se também “muito honrado pelo governo não ser de uma nota só: são visíveis os trabalhos de toda a equipe em prol do desenvolvimento da cidade, em especial na área da educação; muitas dificuldades estão sendo encontradas, mas nada deixou de ser feito”, declarou, parabenizando o prefeito.

Em jogada de mestre, prefeito encaçapa bola na primeira tacada

Durante a solenidade, com a entrega do regulamento para o campeonato, Heródoto recebeu de presente um taco profissional de tarracha e alguém, da plateia, o desafiou: “Vai jogar, doutor?”. Muito bem-humorado, Heródoto respondeu rápido que é um jogador ruim e que talvez só acertasse se a bola estivesse bem perto da caçapa. O riso foi geral. Ao fim do evento, o prefeito acabou cedendo ao convite de uma tacada e, diante de uma mesa oficial exposta no Salão Guignard, do Centro de Arte, conseguiu uma proeza: encaçapou a bola, de primeira, numa jogada de mestre. Foram só aplausos.

Momentos antes, no entanto, em seu discurso o prefeito se declarou emocionado ao ver nos representantes do povo (os jogadores) tanta autenticidade: “São vocês, a alegria de vocês, que levam Nova Friburgo pra frente. Todos podem fazer parte de uma extraordinária equipe para promover Nova Friburgo. A sinuca é um jogo aglutinador formidável”. Ele lembrou ainda o projeto de implantar músicas, como o chorinho, em bares, para proporcionar mais diversão e renda ao município, através do turismo. É o projeto Música no Boteco, que tanto defendeu em sua campanha.

“Vocês são a elite do povo. O povo autêntico. Estou orgulhoso hoje de vocês e de ser prefeito desse povo maravilhoso”, repetiu Heródoto, que se mostrou ainda entusiasmado pela homenagem feita pelo grupo Meu chapéu virou pandeiro, que tocou o Hino de Nova Friburgo, com arranjo especial para chorinho.

Campeonato começa com força total

Cerca de dez equipes compareceram à entrega do regulamento do campeonato de sinuquinha. Equipes de diversos bairros de Nova Friburgo e uma de Banquete fazem parte da competição.

Para Erando de Souza Araújo, presidente da recém-criada Liga Friburguense de Sinuca, “é um sonho da liga oficializar a sinuca como esporte no município. O secretário de Esportes, Frank James, está de parabéns pela organização do evento”, disse, agradecido.

Para Luciano Daudt, jogador do torneio, “é muito importante ter um campeonato desse porte em Nova Friburgo, ainda mais com o total apoio da Prefeitura. Essa iniciativa fará com que surjam muitos bons jogadores na cidade e que tenhamos força para competir com outras cidades”. Perguntado se a esposa reclama muito quando sai para jogar, foi logo dizendo: “Jogo uma vez por semana e, quando me casei, ela já sabia disso. Agora não adianta mais reclamar”.

Além do secretário de Esportes, Frank James, anfitrião do evento, diversos integrantes do governo prestigiaram o lançamento: Braulio Rezende Filho (Geral de Governo), Sergio Madureira (Turismo), o vice-prefeito Dermeval Barboza Moreira Neto, Eduardo Valentim (Planejamento), Girlan Guilland (Comunicação Social), Wilson Tavares (Conselheiro Paulino), Ronaldo Calvo (Trabalho), Denilson Breder (Cônego e Cascatinha), Márcia Elise Rufino (Secretaria das Juventudes) e Chico Figueiredo, representando o secretário de Cultura, Roosevelt Concy.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade