Leonardo Lima
No último dia 15, a Frivel deu início à oitava edição da campanha Natal sem Fome. A iniciativa tem como objetivo arrecadar alimentos para serem doados às entidades assistenciais de Nova Friburgo.
“Iniciamos este projeto em 2001, com uma campanha bem pequena. A fábrica da Volkswagem sugeriu na época que promovêssemos algo deste tipo e tudo o que arrecadávamos ela dobrava. Porém, depois de um tempo, a Volks não deu seguimento a essa ideia, e os nossos próprios funcionários se mobilizaram para continuar realizando a campanha”, revela o gerente da Frivel, Odyr Silveira.
De acordo com ele, o único propósito da iniciativa, que conta com apoio da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf), é ajudar as pessoas necessitadas. “Não queremos vender nossa imagem, apenas damos apoio a este movimento. Nossos funcionários vão de casa em casa, aos sábados, pedindo mantimentos. Solicitamos também a ajuda dos nossos clientes, fornecedores e das empresas privadas, que também servem como postos de coleta e podem incluir suas logomarcas no banner da campanha”, explica.
Outra forma de arrecadação deste ano é uma rifa, que será sorteada no dia 22 de dezembro, pela Loteria Federal, e terá a verba revertida à compra de alimentos. Cada cupom está sendo vendido a R$ 10, e os participantes concorrem a uma TV 42 polegadas, um aparelho de GPS e um DVD automotivo.
Recentemente foi realizada reunião na sede da Frivel, com a presença dos representantes das entidades que serão beneficiadas. Segundo Odyr, eles relataram a importância da iniciativa para a sustentabilidade de cada instituição. “As entidades deram o testemunho da falta que fez essa campanha no ano passado, último ano em que ela não aconteceu, desde que foi criada. Em 2008 arrecadamos 17.400 quilos de alimentos, nosso recorde. Isso dá em média 2,5 toneladas para cada instituição, e em alguns casos até seis meses de alimentação garantida”, explica. Como em todas as edições, até hoje a quantidade de mantimentos doados sempre aumentou. Neste ano, Odyr confia que isso novamente se repetirá. “Nosso objetivo em 2010 é conseguir 20 toneladas”, frisa.
Quanto aos alimentos que podem ser doados, o gerente informa que são solicitados os perecíveis e aqueles cujo prazo de validade vá, pelo menos, até janeiro de 2011, exceto sal. A campanha se encerrará no dia 17 de dezembro e as doações serão feitas antes do Natal. “Não adianta mandar um alimento para uma creche, por exemplo, que ela não utiliza. Por isso fixamos esta data limite para podermos classificar e dividir as doações em quantidades proporcionais ao número de atendidos em cada instituição”, esclarece Odyr, que relata um caso peculiar, ocorrido no fim de 2007. “Nessa época, Nova Friburgo sofreu com as enchentes e ajudamos muitas pessoas. Inclusive devolvemos à Stam o que ela havia arrecadado, pois muitos funcionários estavam passando necessidades. Enfim, nossa intenção é sempre ajudar, e buscamos unir forças para conseguirmos fazer isso de maneira mais efetiva”, conclui.
Mais informações sobre o Natal sem Fome podem ser obtidas através dos telefones 2525-2510, 2525-2501, 2525-2563 e 2525-2533.
Deixe o seu comentário