Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele acontece neste sábado

segunda-feira, 26 de novembro de 2012
por Jornal A Voz da Serra

Neste sábado, 24, das 9h às 15h, será realizada em todo o Brasil a 14ª Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele. Em Nova Friburgo, o evento acontece na Praça Dermeval Barbosa Moreira com exame preventivo gratuito para pessoas com risco para a doença.
O câncer da pele é o tipo mais frequente no Brasil, correspondendo a 25% do total de todos os tumores malignos registrados no país pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Aproximadamente 114.000 casos de câncer da pele foram diagnosticados em 2011, sendo a maioria em mulheres. Destes, 0,9% eram de Melanoma Maligno, considerado o câncer da pele mais perigoso, pois está associado à metástase e, consequentemente, a maior índice de óbito.
A Sociedade Brasileira de Dermatologia, mantendo o compromisso de alertar a população sobre os perigos do câncer da pele, promove mais uma vez essa campanha para alertar quanto ao perigo da exposição solar, orientando o uso constante do protetor solar e também para detecção precoce de tumores na pele que são de resolução fácil no estágio inicial. 
O objetivo é examinar o maior número possível de pacientes, diagnosticando algum tipo de tumor de pele e encaminhando para a retirada, tranquilizando quando a lesão for benigna e ensinar os cuidados para prevenção do câncer da pele, pois em Nova Friburgo, na última campanha em novembro de 2011, foram examinadas mais de 200 pessoas, detectando 13 casos de câncer da pele, sendo um de melanoma maligno.

Como identificar o câncer da pele
Além da proteção solar, é importante fazer uma avaliação clínica da pele para prevenir o desenvolvimento da doença. É preciso estar atento a alguns sinais:
Um crescimento na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida;
Uma pinta preta ou castanha que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho;
Uma mancha ou ferida que não cicatriza, que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade