Todos os anos, o Programa DST/Aids, da Fundação Municipal de Saúde, realiza, em Nova Friburgo, no dia 1º de dezembro, a Campanha Mundial de Luta Contra a Aids. Este ano, o tema será Viver com Aids é possível, com o preconceito não. Mais uma vez, o programa promove a informação sobre a doença, no sentido de colaborar com a população em geral, estimulando a prevenção, principalmente com o público masculino, heterossexual ou não.
Em 2009, o evento está voltado principalmente para a reflexão em relação ao preconceito existente contra os soropositivos, de forma a não excluí-los do meio social e garantir que tenham seus direitos preservados.
Para o Ministério da Saúde, “é preciso desassociar a Aids da morte e privilegiar os direitos humanos. Para isso, é necessário gerar informações para o público, valorizar a autoestima e, principalmente, incentivar o uso dos preservativos”.
Alguns dos objetivos da Campanha são:
Estimular a adoção de práticas sexuais seguras;
Incentivar a realização de testagem anti-HIV;
Garantir insumos de prevenção para a população em geral;
Prevenir a população contra a infecção pelo HIV.
Programação
8 horas – Missa em Ação de Graças pela vida, na Catedral São João Batista e café da manhã para os portadores.
8h e 30 - Ginástica com o Grupo da Terceira Idade do Centro de Convivência.
9 horas às 14 horas - Atividades na praça Dermeval Barbosa Moreira, com a participação da Escola de Enfermagem Nossa Senhora de Fátima e Curso de Enfermagem da Paula, Faculdade de Enfermagem Estácio de Sá, ONG Amigos pela Vida, ONG Anastácia, Ser Mulher, ONG Mover-se, Ônibus da Saúde, Centro de Referencia da Mulher e Caps:
Coleta de Sangue para testagem voluntária para o HIV.
Verificação de pressão arterial.
Troca de camisas com a ONG Amigos da Vida.
Distribuição de folder e preservativos na praça e rodoviária.
Chamadas na Rádio Comunidade, AM e FM.
Testes de HIV
Fique sabendo. Este é o nome da Campanha que irá acontecer em dezembro em todo o estado do Rio de Janeiro, no mesmo período do Dia Mundial de Combate à Aids. O objetivo é estimular a população a realizar, de forma voluntária e espontânea, o teste do HIV. Estima-se que, no Brasil, cerca de 600 mil pessoas vivem com a doença e muitas delas desconhecem sua existência, sendo um vetor da epidemia. Isso ocorre porque o vírus pode ficar no organismo durante anos sem que a pessoa sinta qualquer sintoma.
Em Nova Friburgo, o Posto de Coleta e Aconselhamento estará à disposição da população nos dia 30/11 e 02/12, na sala 05 da Policlínica Silvio Henrique Braune (Suspiro), e no dia 1/12, na praça Dermeval Barbosa Moreira, juntamente com a Campanha Mundial de Luta contra a Aids, entre 9 horas e 12 horas.
Deixe o seu comentário