Campanha “Férias sem Sarampo” incentiva atualização da caderneta de vacinas

Objetivo é conscientizar pais e responsáveis para aproveitarem o recesso escolar e se prevenir contra esta e outras doenças
quarta-feira, 18 de julho de 2018
por Jornal A Voz da Serra
Campanha “Férias sem Sarampo” incentiva atualização da caderneta de vacinas

Com a chegada das férias escolares de meio de ano, uma boa ideia é dedicar uma atenção especial para a saúde das crianças e adolescentes. Com maior tempo livre, fica mais fácil encontrar um horário para ir a um posto de saúde se vacinar e atualizar a caderneta de vacinação. Por isso, a Coordenação de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo iniciou, na última terça-feira, 17, a campanha “Férias sem Sarampo”. O objetivo é conscientizar pais e responsáveis para aproveitarem o recesso escolar e se prevenir contra a doença.

As salas de imunização dos postos de saúde do município estão com todas as vacinas do calendário de rotina disponíveis para crianças, adolescentes e adultos. Estas doses já são oferecidas à população ao longo de todo ano. “Entretanto, esta campanha vem intensificar a cobertura vacinal oferecendo atualização da caderneta, incluindo a vacina contra o sarampo, doença que estava erradicada há anos mas reapareceu no Estado do Rio de Janeiro”, informou a Secretaria de Saúde de Nova Friburgo, em nota.

Quem procurar o posto de saúde Sílvio Henrique Braune, no Suspiro, para atualizar a caderneta de vacinação vai encontrar uma nova sala de imunização destinada exclusivamente para o atendimento às crianças. Segundo a coordenadora de imunização, Ana Paula Lessa, as crianças ganharam esta sala exclusiva, pois exigem um atendimento mais cuidadoso da equipe e avaliação do cartão de vacina.

Os postos Sílvio Henrique Braune  e Waldir Costa (Conselheiro Paulino), atendem de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h. O posto Tunney Kassuga (Olaria) funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h e aos sábados, das 8h às 12h. A Unidade Básica de Saúde José Copertino Nogueira (São Geraldo) atende de terça à quinta-feira, das 9h às 16h. Enquanto o posto Ariosto Bento de Mello (Cordoeira) imuniza de terça à sexta-feira, das 9h às 16h.

Vacinas disponíveis:

  • Crianças – recém-nascidos até 4 anos: Para este público há mais de dez variedades disponíveis de acordo com a idade da criança, entre elas, a BCG, Tríplice Viral e Hepatites A e B;
  • Adolescentes – de 9 a 20 anos: Os postos oferecem vacinas como HPV, meningocócica C conjugada e Tríplice Viral, entre outras;
  • Adultos – de 20 a 59 anos: entre as principais estão a Tríplice Viral, Hepatite B, Influenza e dTpa.

Campanha de vacinação contra sarampo e pólio

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo será realizada entre 6 e 31 de agosto, com o Dia D em 18 de agosto. A ação é voltada para crianças entre 1 ano e menores de 5 (4 anos, 11 meses e 29 dias), independente da situação vacinal. É importante ressaltar que a vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) tem recomendação de duas doses para o público entre 12 meses e 29 anos, além de profissionais de saúde de qualquer idade. População em geral entre 30 e 49 anos tem recomendação de apenas uma dose.

Vale lembrar que a campanha nacional indiscriminada é apenas para crianças entre um ano e menores de 5 anos. Os demais só devem tomar a vacina contra o sarampo na rotina, caso não tenham completado o esquema ou desconheçam.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: saúde | vacina
Publicidade