Desde a manhã desta sexta-feira (20/5), o Detran/RJ está informando à população, por meio do seu site (www.detran.rj.gov.br), como descobrir o momento certo para a troca dos pneus. Cartazes e outdoors com o mesmo objetivo serão espalhados, nos próximos dias, por todo o estado, numa campanha que tem como objetivo chamar a atenção para o perigo que é circular com pneus em más condições.
A campanha mostra ao motorista, através de fotos, que não é difícil verificar quando o pneu deve ser trocado. Basta que o responsável pelo veículo localize, na banda lateral externa do pneu, um pequeno triângulo ou a sigla em inglês TWI ( Tread Wear Indicator — em tradução para o português, Indicador de Desgaste da Banda de Rodagem).
Na direção apontada por uma das duas indicações, o motorista localiza, no interior de um dos frisos do pneu, uma saliência de borracha, o TWI. Quando esta saliência estiver do mesmo nível da banda de rodagem, chegou o momento de o pneu ser trocado. Isto pode ser constatado passando-se a ponta de uma caneta esferográfica sobre a parte da banda de rodagem onde está a saliência. Se a caneta passar direto pelo sulco, é porque o pneu já se encontra em más condições.
Uma caneta esferográfica pode indicar o estado do pneu
Para o presidente do Detran, Fernando Avelino, “uma campanha como esta, que visa proteger a vida e a integridade física da população, é iniciativa que a nossa instituição tem a obrigação de implementar, significando um importante acréscimo aos nossos esforços permanentes para diminuir a violência no trânsito”.
Deixe o seu comentário