Karine Knust
Foi prorrogada até hoje, 15, a Campanha de Vacinação Contra a Gripe. De acordo com a coordenadora de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Luzia Forny, mais de 60% do público-alvo da campanha já foi imunizado. "Não estamos com o número específico de quantas pessoas já foram vacinadas, devido um problema temporário no site que faz esse controle, mas posso afirmar que está acima dos 60%”. Ainda segundo Luzia, pode haver nova prorrogação do prazo. "Não temos a confirmação do Ministério da Saúde, mas pode ser que a data para término da campanha no município seja prorrogada novamente. Estamos dependendo da procura também. Vamos decidir esta questão nesta quinta-feira”, explica a coordenadora. Ela ainda alerta: "Pretendemos continuar a vacinação até acabar o estoque de vacinas, mas não sabemos até quando ele irá durar, por isso é importante que a população compareça na data estipulada para não ficar sem a imunização”.
A meta nacional do Ministério da Saúde é vacinar 80% do público-alvo da campanha, que é de 49,6 milhões de pessoas consideradas de risco para complicações por gripe. Além das crianças de 6 meses a menores de 5 anos, também fazem parte deste grupo pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da área da saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, população carcerária e os funcionários do sistema prisional. Portadores de doenças crônicas também devem receber a dose, desde que haja prescrição médica com diagnóstico de indicação. Para se imunizar também é necessário apresentar comprovante ou caderneta de vacinação.
Para a realização da campanha de vacinação, o Ministério da Saúde distribuiu 53,5 milhões de doses, que protegem contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). A vacina contra gripe é segura e evita o agravamento da doença, internações e até mesmo óbitos. Estudos demonstram que a imunização pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da gripe. A aplicação da dose pode gerar dor no local da injeção e o endurecimento leve da pele, mas essas manifestações geralmente passam em 48 horas. A vacina é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática em doses anteriores, bem como a qualquer componente da vacina, ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.
Deixe o seu comentário