Campanha de vacinação contra gripe prorrogada até próxima sexta-feira

Iniciativa visa aumentar o número de gestantes imunizadas no município
segunda-feira, 08 de junho de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Em Friburgo, 37 mil pessoas já foram imunizadas, 87,7% do público-alvo (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)
Em Friburgo, 37 mil pessoas já foram imunizadas, 87,7% do público-alvo (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

Foi prorrogada até a próxima sexta-feira, 12, a Campanha de Vacinação Contra a Gripe em Nova Friburgo. De acordo com o setor de imunização do município, a campanha, que começou no dia 4 de maio, imunizou pouco mais de 37 mil pessoas até a tarde desta segunda-feira, 8, o que corresponde a 87,7% do público-alvo. Este número é superior à meta estipulada pelo Ministério da Saúde, de 80%, no entanto, o órgão afirma que o número de grávidas imunizadas ainda está abaixo do esperado.

“Foram 1.093 grávidas vacinadas até a tarde de segunda, ou seja, 67% do total. Precisamos atingir o máximo de gestantes possível, e por isso vamos continuar com a campanha. A imunização no período de gravidez é importante não só para a mãe, mas também para o bebê. É preciso que as mulheres se conscientizem sobre isso”, aponta a técnica de enfermagem na área de imunização, Ana Cláudia Rodrigues de Souza.

Apesar de agora ter o foco principal nas gestantes, a campanha também continua para aqueles que fazem parte do público-alvo. Até esta segunda-feira, 6.885 (71,93%) crianças de 6 meses a menores de 5 anos, 3.463 (71,40%) trabalhadores de saúde, 199 (74,53%) mulheres com até 45 dias após o parto e 25.436 (96,84%) idosos foram vacinados em Nova Friburgo.

A vacinação está disponível de segunda a sexta, das 8h às 17h, em todas as unidades de saúde e Programas de Saúde da Família. Para receber a dose é preciso levar o cartão de vacinação e o documento de identificação, além de prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina para pessoas com doenças crônicas. A dose protege contra os subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e B. 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacinação é a forma mais eficaz para prevenir a gripe e suas complicações. Provocada pelo vírus influenza, a gripe ataca todos os anos entre 10 e 20% da população do planeta — algo em torno de 600 milhões de pessoas. Se não for tratada, pode gerar complicações que provocam entre 250 mil e 500 mil mortes por ano e milhões de internações. As complicações mais comuns são pneumonia, infecção no ouvido (otite) e inflamação nos brônquios (bronquite).

As únicas contraindicações são a alergia aos componentes da vacina, principalmente à proteína do ovo, e os portadores de doenças neurológicas em atividade. Vale ressaltar que pessoas que podem comer ovo frito, pão, bolo ou macarrão não têm essa alergia. Quem estiver com gripe ou apresentado estado febril ou sintomas de dengue, o recomendado é esperar melhorar, para depois se vacinar. O imunizante deve ser tomado todos os anos. Como a vacina precisa de duas semanas para induzir alguma proteção e de quatro a seis semanas para que a máxima proteção seja alcançada, a escolha pelo período do outono para a aplicação é estratégica. Já que o inverno é período de maior circulação do vírus, tomando a vacina no outono a proteção no período de maior circulação do vírus é mais garantida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Nova Friburgo | vacina | vacinação | saúde | campanha | influenza | H1N1 | H3N2 | Ministério da Sáude | OMS
Publicidade