Campanha de vacinação contra a gripe perto do fim: até sexta

Passado o prazo, Ministério da Saúde planeja ampliar imunização para crianças de 5 a 9 anos de idade e adultos de 50 a 59 anos
quinta-feira, 21 de junho de 2018
por Jornal A Voz da Serra
Campanha de vacinação contra a gripe perto do fim: até sexta

 

Já prorrogada várias vezes, devido à baixa procura pelo público-alvo, a campanha de vacinação contra a gripe está chegando ao fim: o prazo termina nesta sexta-feira, 22. Em Nova Friburgo, como em todo o país, a adesão este ano também está deixando a desejar. A meta das autoridades de saúde do município é imunizar 43 mil pessoas, mas, até o último dia 15, a Secretaria Municipal de Saúde contabilizou 38 mil doses aplicadas, o que representa 88,37% do público-alvo (idosos, crianças até 5 anos, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, doentes crônicos com autorização médica e profissionais de saúde).

A campanha de vacinação contra a gripe teve início no dia 23 de abril, com o prazo de encerramento programado para o último dia 1º. Após a constatação da baixa procura em todo o país, o Ministério da Saúde decidiu prorrogar até o último dia 15. Como a adesão esperada não ocorreu, o público-alvo que ainda não se vacinou tem só mais essa semana para procurar um posto de saúde. A vacinação é gratuita.

Passado o prazo, o Ministério da Saúde planeja ampliar a imunização para crianças de 5 a 9 anos de idade e adultos de 50 a 59 anos, caso haja disponibilidade de vacinas nos municípios.

Segundo levantamento feito pela Coordenadoria de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, as crianças são o público-alvo com menor adesão. Apenas 56% estão imunizadas. O grupo de gestantes atingiu 63%, enquanto 84% dos idosos receberam a dose da vacina até agora em Nova Friburgo. Estes são os três principais grupos que ainda precisam comparecer aos postos de saúde até a próxima sexta-feira. Por outro lado, doentes crônicos e as mulheres com 45 dias após o parto alcançaram a meta.

Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar os postos de saúde em que estão registrados para receber a dose, sem a necessidade de autorização médica por escrito. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina contra a gripe é trivalente. Ou seja, protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, conforme determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS), incluindo o H1N1 e o H3N2. Na rede privada, também está à disposição a versão quadrivalente.

 

Onde e quando se vacinar em Friburgo:

 

De segunda a sexta, das 8h às 17h:

Posto Sylvio Henrique Braune – Suspiro

Posto Waldir Costa – Conselheiro Paulino

Posto Tunney Kassuga – Olaria

 

Terças e quintas: das 8h às 17h:

Unidade de Saúde José Copertino Nogueira – São Geraldo

 

Terças e Sextas, das 8h às 17h:

Unidade de Saúde Ariosto Bento de Mello – Cordoeira

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: saúde
Publicidade