A 15ª edição da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe será aberta na próxima segunda-feira, 15, e deverá imunizar 2,7 milhões de pessoas no estado do Rio de Janeiro. Esta é a meta anunciada pelo Ministério da Saúde e equivale a 80% do público-alvo—formado por idosos, gestantes, crianças entre seis meses e dois anos de idade, trabalhadores da saúde, indígenas, detentos, doentes crônicos e mulheres no período puerpério, incluídas este ano no grupo prioritário. Outra novidade é que os doentes crônicos poderão receber a imunização em qualquer posto de saúde e não apenas nos Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais (Cries).
Com o slogan “Quem se lembra da vacina se protege da gripe”, a campanha vai imunizar contra os três subtipos de vírus da gripe que mais circularam no último inverno: A/H1N1 (gripe suína); A/H3N2 e influenza B. “A gripe é uma doença simples, na maioria dos casos, mas que pode evoluir para formas muito graves, principalmente em gestantes, crianças e idosos. Por isso a vacinação é tão importante. A vacina protege contra os principais tipos de vírus da gripe de forma extremamente segura e eficaz”, esclarece o superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Alexandre Chieppe.
No próximo sábado, uma grande mobilização nacional
A campanha de vacinação contra a gripe prossegue até dia 26, sendo o 20 de abril o Dia de Mobilização Nacional—quando está programado um grande mutirão de imunização contra a doença em todo o país. Em Nova Friburgo, a Fundação Municipal de Saúde informa que nesta data todas as unidades de Estratégia de Saúde da Família do município deverão funcionar das 8h às 17h, administrando as vacinas contra gripe e dupla adulto.
Vale destacar que na campanha do ano passado o Estado do Rio atingiu 83,7% de cobertura, ultrapassando a meta do Ministério. O bom resultado contribuiu para uma redução nos óbitos por A H1N1, em relação aos anos anteriores. Isso porque estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacinação é a forma mais eficaz para prevenir a gripe e suas complicações.
Deixe o seu comentário