Campanha de vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira

quinta-feira, 31 de maio de 2012
por Jornal A Voz da Serra

A 14ª Campanha de Vacinação Contra a Gripe prossegue até esta sexta-feira, 1º, último dia para quem ainda quer se imunizar. Inicialmente a campanha terminaria dia 25, mas foi prorrogada em uma semana para que mais pessoas pudessem se proteger contar a gripe. Até o início da semana, foram vacinadas quase 18,7 milhões de pessoas, o que representa 61,9% do público-alvo, segundo dados do Ministério da Saúde. A meta é proteger 24,1 milhões de pessoas deste grupo, formado por idosos a partir de 60 anos de idade, gestantes, população indígena, crianças entre seis meses e dois anos de idade e trabalhadores de saúde.

Com o lema “proteger é cuidar”, a campanha deste ano se destina a proteger os públicos mais vulneráveis, para evitar a forma mais grave e os óbitos. A melhor adesão, até o momento, continua sendo das crianças, com 68,5% de cobertura, o que significa que 2,9 milhões de vacinados. Na sequência, os trabalhadores de saúde respondem pela segunda maior adesão. Mais de 1,7 milhão de profissionais já se protegeram contra a gripe, correspondente ao percentual de 67,8%.

Vale destacar que a vacina contra a gripe é segura e protege contra os três vírus que mais circularam no Brasil e hemisfério Sul, entre eles o da influenza A (H1N1), como recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS). O país também desenvolve a maior campanha pública e gratuita da América, considerada a melhor estratégia disponível para a prevenção da influenza e suas consequências. Entre os adultos saudáveis, pode prevenir em até 90% os casos de gripe. Já entre os idosos, a vacina pode diminuir as doenças graves em até 60% e as mortes em até 80%. A vacinação reduz, ainda, entre 32% e 45% as hospitalizações, por pneumonias, e de 39% a 75% a mortalidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade