Campanha de vacinação contra a gripe terá mutirão no dia 20

segunda-feira, 08 de abril de 2013
por Jornal A Voz da Serra

Este ano a 15ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe será realizada de 15 a 26 de abril, sendo 20 o dia de mobilização nacional. Na campanha, serão vacinados os integrantes do grupo prioritário, formado por pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto (em puerpério), pessoas privadas de liberdade, profissionais de saúde, além dos doentes crônicos, que este ano terão o acesso ampliado a todos os postos de saúde e não apenas aos Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais (Cries).
 O público-alvo representa aproximadamente 39,2 milhões de pessoas e a meta do Ministério da Saúde é vacinar 31,3 milhões de brasileiros, o que equivale a 80% do segmento. A campanha contará com 65 mil postos de vacinação e envolvimento de 240 mil pessoas, com a utilização de 27 mil veículos, entre terrestres, marítimos e fluviais. A ação é uma parceria entre as três esferas gestoras do Sistema Único de Saúde (SUS): Ministério da Saúde e secretarias estaduais e municipais de saúde.
Serão distribuídas cerca de 43 milhões de doses da vacina, que protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). Para apoiar as ações de mobilização da população e de preparação das equipes de saúde da família, o Ministério da Saúde está enviando aos estados e municípios R$ 24,7 milhões, recursos que serão repassados do Fundo Nacional de Saúde aos fundos estaduais e municipais.
Em Nova Friburgo, a Fundação Municipal de Saúde informa que a Campanha Nacional Contra Influenza (gripe) será realizada no período divulgado pelo Ministério da Saúde, sendo o sábado, 20, o “Dia D” de vacinação. Nesta data, todas as unidades de Estratégia de Saúde da Família deverão funcionar das 8h às 17h, administrando as vacinas contra gripe e dupla adulto.
Vale destacar que, na campanha do ano passado, 26 milhões de pessoas foram vacinadas o que representa 86,3% da população-alvo. O bom resultado contribuiu para uma redução nos óbitos por A H1N1, em relação aos anos anteriores. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade