A campanha de vacinação contra a influenza (gripe comum) 2011 terá início no próximo dia 25 e se prolongará até o dia 13 de maio. As vacinas serão aplicadas das 8h às 17h, inclusive no sábado, 30 de abril — Dia D da vacinação. O público-alvo são os idosos maiores de 60 anos, crianças entre seis meses e 2 anos incompletos, profissionais de saúde e gestantes (em qualquer mês). Esta é a regra geral da vacinação para todo o Brasil.
Em Nova Friburgo a vacina será aplicada nos postos Sylvio Henrique Braune, no Suspiro; Tuney Kassuga, em Olaria; Valdir Costa, em Conselheiro Paulino; Ariosto Bento de Mello, no Cordoeira; e em São Geraldo, além das unidades Estratégia de Saúde da Família.
Os aspectos técnicos da campanha de vacinação foram abordados em reunião realizada pela Secretaria Estadual de Saúde no dia 31 de março, na Uerj, no Rio de Janeiro, com coordenadores de vacinação de todos os municípios. De Nova Friburgo participou a coordenadora de imunização, Luzia Forny. Ela exorta todos os idosos a se vacinar e garante que a vacina realmente faz efeito — pois tem percebido que a terceira idade não está mais ficando gripada como antigamente. Luzia chama a atenção dos idosos para que não deixem para se vacinar na última hora e afirma também não haver necessidade de se chegar cedo aos postos, pois a vacina é aplicada até às 17h, inclusive no horário de almoço. É totalmente gratuita e deve-se levar o comprovante de vacinação dos anos anteriores.
As contraindicações são: febre, reação adversa grave à dose anterior e alergia severa à ingestão de ovo de galinha e seus derivados.
Junto com a vacina contra a gripe será oferecida a vacina contra tétano, aplicada em três doses, a cada dois meses. Esta é válida por dez anos. Luzia Forny acrescenta que este ano não será aplicada a vacina H1N1, contra a chamada gripe suína, porque, devido à vacinação em massa, a epidemia foi controlada em todo o Brasil.
Deixe o seu comentário