Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele acontece neste sábado em Nova Friburgo

sexta-feira, 04 de dezembro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

A 11ª edição da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele acontece sábado, 5, em várias capitais e municípios do Brasil. Em Nova Friburgo a iniciativa promete movimentar a Praça Dermeval Barbosa Moreira e oferecer muita informação sobre os riscos da doença e quais os cuidados que devem ser adotados para preveni-la. Este ano o atendimento terá dois diferenciais: acontecerá no Ônibus da Saúde da Prefeitura e oferecerá oito horas de atendimento ininterrupto, das 8h às 16h.

Realizada pelo quinto ano consecutivo na cidade, a campanha contará com a participação dos dermatologistas Reynaldo Herdy, Laís da Costa Coelho, Maria Laura Monnerat, André Viana, Andréa Dias de Oliveira e Solange Freitas, que também é a coordenadora desta edição. A programação contará com distribuição de folhetos, atendimento médico e exame físico caso haja suspeita de câncer de pele.

Toda a comunidade está convidada a participar da campanha, principalmente descendentes de europeus, profissionais que trabalham ao ar livre, bem como crianças e adolescentes. A iniciativa promete promover uma ampla conscientização sobre a doença e abranger um público ainda maior que nas edições anteriores. Vale lembrar que ano passado foram realizados 148 exames preventivos, dos quais foram detectados 33 casos de lesões pré-cancerígenas e cinco casos de câncer de pele.

Saiba mais sobre a doença

O câncer de pele é o crescimento anormal e descontrolado de células que compõem a pele. A doença costuma afetar as regiões do corpo mais comumente expostas ao sol. Atinge principalmente indivíduos de pele, olhos e cabelos claros, ruivos, com sardas e idosos, devido ao efeito cumulativo da radiação ultravioleta no decorrer de toda a vida.

Segundo os dermatologistas, a prevenção é a melhor maneira para evitar o câncer de pele. O cuidado principal é proteger a pele com filtro solar até mesmo nos dias nublados, em todas as atividades ao ar livre, como andar de bicicleta, caminhar, cuidar do jardim e ao sair para trabalhar.

Na praia ou piscina deve-se evitar o sol entre 10h e 16h devido a alta concentração de raios prejudiciais. Também é fundamental aplicar filtro solar, fator 15 ou mais, 30 minutos antes da exposição ao sol. O produto deve ser reaplicado a cada duas horas, principalmente após mergulhar ou transpirar muito.

Vale destacar que o câncer de pele é perfeitamente curável, se o diagnóstico foi feito precocemente. Daí a importância de proteger a pele, visitar regularmente o dermatologista e aderir a campanhas de prevenção como a que será realizada neste sábado numa iniciativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade