(SECOM) - Dia 18 de junho, sábado, acontecerá a primeira etapa da Campanha Nacional de vacinação contra a Poliomielite que visa manter a erradicação da paralisia infantil no país. A meta é vacinar 95% da população alvo que representa aproximadamente 11.336 crianças menores de 5 anos de idade. Em Nova Friburgo, haverá vacinação em 57 pontos da cidade e cerca de 350 profissionais envolvidos.
Toda criança menor de 5 anos deve comparecer a algum dos postos de vacinação levando, se possível, a caderneta de vacinação. Porém, a criança, mesmo sem a caderneta, deve receber a dose de vacina neste dia.
Sintomas da poliomielite
Na maioria dos casos, pessoas infectadas com o poliovírus não se sentem doentes. Algumas vezes o vírus pode causar sintomas parecidos com os da gripe por alguns dias ou uma combinação de febre, mal-estar, sonolência, dor de cabeça, dor muscular, corpo dolorido, náusea, vômito, diarreia ou constipação, e dor de garganta. Em aproximadamente 4% dos casos, a poliomielite causa meningite, uma infecção nos revestimentos do cérebro. Em menos de 1% dos casos de poliomielite há paralisia que torna difícil movimentar um ou ambos os braços e pernas, e mais raramente, os músculos respiratórios.
FMS lançará campanha contra o sarampo
A partir de segunda-feira, 20, todas as Unidades de Saúde pública vacinarão crianças com idades entre um e seis anos, 11 meses e 19 dias. A dose é triviral porque também imune o público à caxumba e rubéola. A coordenação de Imunização informa que alguns Postos da Estratégia de Saúde da Família terão horários específicos de atendimentos.
Mais informações pelos telefones 2522-8316 ou 9932-1495.
Deixe o seu comentário