Campanha de doação de medula óssea será realizada em Nova Friburgo

terça-feira, 18 de outubro de 2011
por Jornal A Voz da Serra

Nos próximos dias 21 e 22, o Colégio Nossa Senhora das Dores sedia uma campanha de doação de medula óssea. A realização é do HemoRio, tendo como responsável técnica a médica Regina Lacerda, com apoio do Projeto Recomeçar, da ONG Viva Rio. A iniciativa é de Jaqueline Mariquito e Daniele Cassu Thurler, mães de crianças friburguenses que precisam de transplante de medula óssea.

Nesses dois dias serão coletados apenas cinco mililitros de sangue e será feito o cadastramento dos doadores, que deverão portar documento de identidade e CPF. Se uma pessoa tiver sangue compatível com uma das três crianças será contatado para posterior retirada de 15 mililitros do líquido da medula (extraído do quadril). Nesse caso o doador terá o dia abonado no serviço, uma semana—também abonada—para recuperação (para repor a medula) e despesas de transporte ao HemoRio pagas pelo governo estadual. O procedimento dura cerca de 40 minutos e não prejudica em nada o doador—que deve ter idade entre 18 e 55 anos, não ter tido hepatite ou ser transplantado.

De acordo com Jaqueline, o transplante de medula óssea de sua filha está previsto para 2012, caso encontre doador compatível. Enquanto isso, ela viaja ao Rio toda semana para tratamento. Seu caso poderá servir de pesquisa para cura do Mal de Alzheimer, conforme pesquisa em desenvolvimento no Hospital do Fundão.

A cada 200 mil pessoas, uma tem a doença da filha de Jaqueline (granulomatosa crônica), 90% são meninos e 10% são meninas. Mais informações sobre a doença e o caso das crianças friburguenses pelo telefone 0800-282-0708, ou no Facebook—Mariele Albertini.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade