Aberta nessa sexta-feira, 21, a Campanha de Doação de Medula Óssea vem movimentando o ginásio do Colégio Nossa Senhora das Dores (CNSD). Promovida pelo HemoRio, em parceria com o projeto Recomeçar, da Ong Viva Rio, a iniciativa visa aumentar o número de pessoas cadastradas no Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). Isso contribuirá para reduzir a fila de pessoas aguardando transplante de medula no Brasil, já que a probabilidade de encontrar um doador compatível fora da família é de um para cem mil.
A iniciativa vem contando com uma boa adesão da comunidade, a exemplo da campanha anterior realizada na cidade em junho de 2008. “Acho importante ajudar e ser solidário com quem precisa”, disse a doadora Caroline Costa Santos, uma das primeiras a preencher o cadastro. Opinião semelhante tem o jovem Tadeu Pires, morador de Riograndina. ”Meu pai faleceu de leucemia, portanto, faço questão de ajudar quem precisa de um doador. Tomara que eu seja compatível com alguém”, disse ele enquanto doava.
A campanha prossegue neste sábado, 22, das 8h às 17h. Interessados em participar devem preencher os seguintes requisitos: ter entre 18 e 55 anos de idade; estar em bom estado geral de saúde; não ter doença infecciosa transmissível pelo sangue; portar documento oficial com foto. Após preencher um formulário, os doadores coletam 4 ml de sangue. Vale destacar que não é necessário fazer nenhum preparo, como jejuns, antes de fazer a doação. Trata-se de um procedimento simples e seguro, que não dói nada.
Deixe o seu comentário