A cada cinco anos a Igreja Católica no Brasil celebra a Campanha da Fraternidade em estilo ecumênico, isto é, com a participação das igrejas cristãs presentes no Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic). Esta será a terceira Campanha da Fraternidade realizada de forma ecumênica e tem como objetivo geral colaborar na promoção de uma economia a serviço da vida, fundamentada no ideal da cultura da paz, para que todos contribuam na construção do bem comum em vista de uma sociedade sem exclusão. Nesta Campanha da Fraternidade ecumênica as comunidades cristãs são convocadas a se deixarem interpelar pelas palavras de Jesus, contidas no Evangelho de Mateus, capítulo 6, versículos 19-20-24. Toda a vida de Jesus foi um testemunho de simplicidade no uso dos bens materiais, de solidariedade com os pobres, de distribuição gratuita dos dons de Deus. Em nível nacional, a CF será lançada no dia 17, quarta-feira de Cinzas, com mensagem do Papa Bento XVI. Na Diocese de Nova Friburgo a CF será aberta oficialmente no dia 21, primeiro domingo da quaresma.
PROGRAMAÇÃO - A Abertura da CF 2010 na cidade prevê a concentração dos fiéis no Ginásio Santa Paula Frassinetti, do Colégio Nossa Senhora das Dores (Rua Monsenhor Miranda 100, Centro), a partir das 14h, constando de animação com a banda Israel, que interpretará músicas e cânticos da CF 2010; proclamação de textos do Livro-Base da CF 2010; palestra sobre o tema da CF 2010 – Economia e Vida, pelo diácono Gil de Carvalho; encenação bíblica pelo Grupo de Professores e Professoras do Colégio Anchieta, sob a direção de Jane Ayrão; Caminhada da Solidariedade pelas ruas centrais da cidade; seguindo-se missa a ser celebrada por dom Rafael Llano Cifuentes, administrador apostólico da Diocese de Nova Friburgo, e concelebrada por monsenhor Antônio Stael de Souza e pelos padres das paróquias do Vicariato Sede, além da participação do povo cristão.
“Venha com sua família, amigos e vizinhos participar desse evento sociorreligioso que a Igreja Católica vai promover para estimular os cristãos e pessoas de boa vontade a compreender e vivenciar os valores do Reino de Deus, e a acreditar que uma nova sociedade, mais justa e solidária, é possível, e a construir um modelo econômico em que a vida esteja em primeiro lugar”, convida dom Rafael.
Deixe o seu comentário