Campanha da Fraternidade começa neste sábado

domingo, 22 de fevereiro de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Campanha da Fraternidade começa neste sábado
Campanha da Fraternidade começa neste sábado

A partir das 14h deste sábado, 21, a Diocese de Nova Friburgo promoverá o  lançamento da Campanha da Fraternidade 2015 começando com animação no coreto da Praça Getúlio Vargas e terminando com missa na Catedral São João Batista. O programa prevê para as 14h30, na praça, o primeiro painel de discussão, com o tema "Família e Sociedade”; às 14h45, o segundo painel – "Igreja e Sociedade”; 15h – animação; 15h15, o terceiro painel – "Juventude e Sociedade”; 15h30 – pregação, com o tema "Eu vim para Servir”; às 16h15 será realizada a caminhada de fé; às 17h, adoração ao Santíssimo Sacramento, já na Catedral São João Batista, onde o programa se encerra às 18h com a missa celebrada pelo bispo diocesano, Dom Edney Gouvêa Mattoso.

A Campanha da Fraternidade deste ano aborda o tema "Fraternidade: Igreja e Sociedade”, tendo como lema "Eu vim para servir”. A principal motivação dessa campanha que ocorre sempre na quaresma (período de preparação dos católicos para a Páscoa — entre o fim do carnaval e a Semana Santa) é o desejo de retomar os ensinamentos do Concílio Vaticano II, que reafirmou a identidade de uma Igreja servidora e, por isso, participativa, atuante, consoladora, misericordiosa e samaritana.

Com a CF 2015 a Igreja ensina que todos são filhos e filhas de Deus e se faz sempre urgente semear no coração de cada um a Boa Notícia do Reino de Jesus; coopera, pela assistência do Espírito Santo, para a edificação de realidades novas e dignas para todo ser humano e para a sua salvação. Tudo o que afeta a vida humana atinge também a Igreja, as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos homens de hoje, sobretudo dos pobres e de todos os que sofrem, como apregoa o documento "Gaudium et Spes”, do Concílio Vaticano II.

A Campanha da Fraternidade deste ano tem ainda alguns objetivos específicos, como vivenciar a conversão deste tempo de quaresma com gestos concretos de fraternidade; aprofundar o diálogo e a colaboração entre Igreja e sociedade propostos pelo Concílio Vaticano II; fazer memória do caminho percorrido pela Igreja com a sociedade; e apresentar os valores espirituais do reino de Deus e da doutrina social da Igreja. 

Há também algumas metas: identificar as questões desafiadoras na evangelização da sociedade e estabelecer parâmetros e indicadores para a ação pastoral; aprofundar a compreensão da dignidade da pessoa, da integridade da criação, da cultura da paz, do espírito e do diálogo inter-religioso e intercultural, para superar as relações desumanas e violentas; e buscar novos métodos, atitudes e linguagens em sua missão de levar a Boa Nova a cada pessoa, família e sociedade, além de buscar, na Campanha da Fraternidade, uma eficaz atuação profética à luz do evangelho onde a opção preferencial seja pelo pobre, visando o desenvolvimento integral da pessoa na construção de uma sociedade justa e solidária. Mais informações sobre a abertura da Campanha da Fraternidade na Catedral São João Batista, na Praça Dermeval Barbosa Moreira, pelo telefone (22) 2522-1764, ou nas diversas paróquias da cidade.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: campanha
Publicidade