Campanha conscientizará sobre os males do fumo

sexta-feira, 21 de agosto de 2009
por Jornal A Voz da Serra

(SECOM) - Tendo em vista o Dia Nacional de Controle do Tabagismo (29 de agosto), a Prefeitura de Nova Friburgo, através da Divisão de Vigilância Sanitária, promoverá, entre os dias 25 a 28 de agosto, ações para a conscientização do uso de produtos fumígenos em espaços públicos de grande circulação. Este tema está ganhando repercussão, no estado do Rio, sobretudo em razão da aprovação, no último dia 11, do projeto de lei Nº 2.325/09, pela Assembleia Legislativa (Alerj), proibindo o consumo de cigarros, cigarrilhas, charutos ou qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não do tabaco em locais públicos total ou parcialmente fechados em todo o estado.

Embora a lei ainda não tenha sido sancionada pelo governador Sergio Cabral, vários órgãos e pessoas estão aderindo à campanha Aproveite a vida sem cigarro, desenvolvida pelo governo estadual para conscientizar a população. Em Nova Friburgo, a Divisão de Vigilância Sanitária está se organizando para realizar as ações, com o objetivo de alertar quanto aos males do fumo e valores de multas - entre R$ 3 mil a R$ 30 mil - em caso de infração à nova lei.

Segundo a chefe da Divisão de Vigilância Sanitária do município, Soraya Babo, equipes da própria divisão e do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) estarão em espaços públicos da cidade com grande circulação de pessoas para conscientizá-las sobre os perigos causados pelo fumo.

Fim dos fumódromos

“Para conscientizar as pessoas, distribuiremos materiais promocionais da campanha: garrafinha de água, camiseta, adesivo para exposição em quadro de aviso proibindo o uso do cigarro em ambiente fechado e banners educativos”, disse Soraya, acrescentando ainda que, “com a Lei estadual, não poderão mais existir nem os chamados fumódromos - áreas reservadas aos fumantes. Tem parede e é fechado, não pode fumar. Estudarei detalhadamente a nova lei, mas tudo indica que é quase uma cópia fiel à lei de São Paulo”, comenta Soraya, mencionando legislação que também foi aprovada naquele estado, restringindo o uso de cigarros em espaços públicos.

Dicas - O Programa de Controle do Tabagismo e Prevenção Primária do Câncer (Coestapp/RJ) que desenvolveu a campanha Aproveite a vida sem cigarro apresenta algumas dicas importantes para quem deseja resistir ao desejo de fumar: beber água em pequenas quantidades, de preferência em uma garrafinha; respirar profundamente pelo menos dez vezes quando estiver em situação de estresse; escovar os dentes imediatamente após as refeições; em caso de ansiedade, pensar em situações prazerosas; quando estiver irritado, andar; em caso de insônia, ler um pouco; havendo perda de concentração e cansaço, procurar descansar; se estiver com dor de cabeça, procurar relaxar; entre muitas outras atitudes para quem quer parar de fumar.

Dados - A campanha pretende alertar ainda para alguns dados estatísticos, entre os quais o ar poluído com fumaça de cigarro que contém, em média, três vezes mais nicotina, três vezes mais monóxido de carbono, e até cinquenta vezes mais substâncias cancerígenas do que a fumaça que entra pela boca do fumante depois de passar pelo filtro do cigarro; o tabagismo passivo é a terceira maior causa de morte evitável no mundo, depois do tabagismo ativo e do consumo excessivo de álcool; a absorção da fumaça do cigarro por aqueles que convivem em ambientes fechados com fumantes causa, em adultos não fumantes, um risco 30 por cento maior de câncer de pulmão e 24 por cento maior de infarto do coração do que os não fumantes que não se expõem e o câncer é a segunda causa de morte no país, segundo o Ministério da Saúde. Estima-se ainda que o uso do tabaco esteja relacionado a 90 por cento dos casos de câncer de pulmão e 30 por cento de todos os outros cânceres, além de ser considerada a porta de entrada para o abuso de drogas ilícitas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade