Leonardo Lima
Hábito cada vez mais comum dos friburguenses, a caminhada, além de fazer bem à saúde, é também como uma atividade de lazer. O exercício traz ao praticante uma série de vantagens como, por exemplo, maior disposição para realizar outras atividades ao longo do dia, melhor vigor físico, fortalecimento dos músculos, benefícios no sistema cardiovascular, além de aliviar as tensões e o estresse do cotidiano.
Nova Friburgo pode ser considerada uma cidade privilegiada em relação a locais propícios às caminhadas. Além do clima agradável, a quantidade de pontos turísticos cercados de beleza natural chama a atenção. Entre as atrações destacam-se os jardins do Country Clube, um dos mais belos e tradicionais territórios cobertos por área verde no município. No local o visitante tem a oportunidade de realizar o exercício numa área de 225 mil metros quadrados e ainda admirar cerejeiras japonesas, papiros egípcios, magnólias e diversas outras espécies botânicas.
Para os mais aventureiros, opções também não faltam. No Parque Cão Sentado, em Furnas do Catete, é possível fazer trilhas em meio a grutas e cavernas. Já o Parque Estadual dos Três Picos possui um dos mais belos cenários para o montanhismo e se destaca como um dos pontos mais altos da Serra do Mar, com 2.316 metros. O mesmo ocorre com o Pico do Caledônia, ápice de uma das montanhas mais elevadas do território fluminense, com 2.219 metros. De seu cume é possível avistar a Estrada Nova Friburgo-Teresópolis e a Baía de Guanabara.
Mas a caminhada não é possível apenas nesses conhecidos pontos turísticos. Basta ânimo e iniciativa. Muitos preferem caminhar sozinhos; outros não iniciam o exercício sem uma boa companhia ao lado. O mesmo ocorre com o horário, que também vai do gosto de cada um. O recomendável é a pessoa saber respeitar seus limites, fazer uma alimentação balanceada e consultar um médico antes de iniciar qualquer atividade.
Nova Friburgo deverá ganhar Circuito Esportivo Cultural
Segundo o secretário municipal de Esportes, Frank James Fernandes, há em estudo um projeto em relação aos praticantes de caminhadas em Nova Friburgo. A ideia é estimular o exercício e ainda transmitir às pessoas conhecimentos históricos sobre a cidade. “O início deve ser em frente ao casarão do Galdino do Valle, na avenida. Ali será o marco inicial e haverá uma placa informativa sobre quem foi ele. Mais à frente tem a Sociedade Esportiva Friburguense (SEF), onde terá outra placa, com a metragem do percurso e a história do clube. O quarteirão que vai do Clube de Xadrez até a Igreja Luterana tem 1.780 metros e muitos locais históricos. Queremos estimular a parte esportiva e também a cultural”, revela.
Frank James diz ainda que o projeto deve se expandir: “Não queremos realizar este Circuito Esportivo Cultural apenas nessa área, pretendemos estender a outros pontos do Centro e a outros bairros também”, diz.
Deixe o seu comentário