Caminhar ou correr, o bom dilema

sexta-feira, 28 de setembro de 2012
por Jornal A Voz da Serra

Carlos Emerson Junior

O homem foi feito para andar. Talvez não tão bem quanto a maioria dos animais deste planeta que, mais de acordo com a força da gravidade, tem quatro patas e podem ir mais longe e mais rápido por conta própria. Mas, se lembrarmos que cobras rastejam e as centopeias precisam de uma centena de pés para se locomover, não estamos tão mal assim na foto. 
Na verdade, graças aos avanços da medicina prolongamos nossa, digamos assim, vida útil, dependemos cada vez mais das facilidades da tecnologia e nos tornamos completamente sedentários, exatamente nessa ordem. Imaginem que tem até quem acredite piamente que os seres humanos foram feitos para ficar sentados em frente a um computador, batendo papo o dia inteiro nas redes sociais, vejam só!
Na década de noventa  descobri que, como quase toda a população do planeta, minha pressão arterial estava alta e recebi um ultimato do cardiologista: ou encarava alguma atividade física ou ia descansar prematuramente na eternidade. É, em certos casos, nada como uma sutileza ao estilo do Analista de Bagé, um joelhaço dos bons, para tomarmos vergonha na cara!  
Resolvi caminhar. É de graça, divertido, a cara do Rio. E como morava em Copacabana, tinha toda a orla da praia para mim. A recomendação foi boa, consegui controlar a pressão, manter o peso em níveis razoáveis e de quebra ganhei uma hora só para mim, quando ouço minhas músicas, penso na morte da bezerra e desenvolvo alguns temas para a coluna como, obviamente, este aqui!
Nesses anos todos fui me especializando. Comecei andando uma meia horinha algumas vezes por semana até chegar no estágio atual, caminhando/correndo diariamente contra o relógio, ou seja, procurando percorrer a maior distância possível, no menor tempo. Com a mudança para Nova Friburgo, a paisagem marítima cedeu lugar para as montanhas e um de meus trajetos favoritos é sair do Sans Souci, ir até o Santa Elisa e voltar por dentro das Braunes, num sobe e desce danado de bom!
Para começar a correr ou caminhar, basta um short confortável, uma camiseta, um tênis e  disposição. Você não precisa ser sócio de qualquer clube ou academia, basta ir para a rua. É claro que é imprescindível consultar o seu médico antes de mais nada e, possivelmente, ele vai parabenizá-lo pela iniciativa. Com o tempo e persistência, vem o gosto pela coisa e a descoberta dos acessórios que ajudam e até estimulam seus treinos. 
Um cronômetro é sempre bem-vindo, mas se estiver equipado com um monitor cardíaco e GPS você vai saber na hora quanto andou, com que velocidades máxima, mínima e média, gasto de calorias e por aí vai. Não é essencial, mas ajuda. Um bom tocador de música, do tipo do iPod shuffle, fácil de transportar, é de lei, assim como o par de tênis com o seu tipo de pisada, camisetas com tecido antissuor e a garrafinha que mantém a água geladinha. Para controlar sua performance, basta anotar todos os seus treinos em um site on-line. Eu, por exemplo, gosto muito do www.polarpersonaltrainer.com.  
É fácil entender por que tantas pessoas cada vez mais fazem o mesmo. Aliás, depois de um certo tempo, seu organismo se habitua e você passa a sentir falta do exercício. Em recente e oportuno artigo publicado no jornalão carioca O Globo, “cientistas do hospital universitário de Bispebjerg, na Dinamarca, descobriram que correr a passos lentos por uma ou duas horas por semana pode aumentar a expectativa de vida dos homens em 6,2 anos e, nas mulheres, em 5,6 anos, reduzindo os riscos de morte em 44%”.
Já está mais do que comprovado que a caminhada/corrida traz diversos benefícios ao coração, aumenta a oxigenação do corpo, diminui a pressão alta, previne a obesidade, combate a depressão e a osteoporose, ajuda a prevenir o câncer de próstata, controla a diabetes, aumenta a função cardíaca e melhora o sono. A sensação de bem-estar, depois de um treino, só ou acompanhado, é muito boa e com certeza seu dia será melhor.
Pois é, um diagnóstico de uma doença crônica abriu as portas de todo um mundo onde as pessoas andam com sua pernas, correm, tem boa saúde e ainda por cima se divertem, para esse ex-sedentário que vos digita! E ainda tem quem reclame da vida! 
Ora, vá correr! 

carlosemersonjr@gmail.com

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade