Caminhada Rosa alerta a população sobre a necessidade de prevenção do câncer de mama

A caminhada partiu da Rua Moisés Amélio e percorreu toda a Av. Alberto Braune e as praças Dermeval Barbosa Moreira e Getúlio Vargas,
segunda-feira, 02 de novembro de 2015
por Jornal A Voz da Serra
A caminhada atraiu muita gente e coloriu todo o centro da cidade de rosa: um alerta à necessidade de prevenção  (Foto: Amanda Tinoco)
A caminhada atraiu muita gente e coloriu todo o centro da cidade de rosa: um alerta à necessidade de prevenção (Foto: Amanda Tinoco)

A campanha Outubro Rosa foi encerrada no último sábado, 31 de outubro, com a tradicional Caminhada Rosa, organizada pela Associação das Mulheres Mastectomizadas (Amma) e mais uma vez chamou a atenção da cidade para a importância de prevenção ao câncer de mama, um dos males que mais mata mulheres no mundo.

 O evento tingiu o centro da cidade de rosa e ganhou o apoio da população. Muitos moradores estenderam faixas rosas nas janelas e lojistas enfeitaram suas fachadas com balões rosa. A caravana animada com banda de música fez paradas em cada estabelecimento que se engajou na campanha atraindo ainda mais público.   

A caminhada partiu da Rua Moisés Amélio e percorreu toda a Av. Alberto Braune e as praças Dermeval Barbosa Moreira e Getúlio Vargas, com dezenas de mulheres vestidas com camisas rosas e a boneca mascote da campanha “Se toca Friburgo”. Integrantes da Amma aproveitaram o evento para alertar as mulheres sobre a necessidade de realizar periodicamente o autoexame. “Ao perceber-se algum nódulo, pode ser o sinal inicial de um tumor. Sempre que um câncer é descoberto ainda na fase inicial as chances de cura são bem maiores”, destacou a presidente da Amma, Maria Helena Moraes dos Santos, e impressionou-se com o número de pessoas que participou da caminhada este ano. 

 Durante todo o último mês foram promovidas atividades que alertaram também sobre a importância dos exames periódicos para prevenção do câncer de colo do útero. Longe da tristeza que normalmente acompanha a doença, na caminhada do último sábado, o clima era de alegria de esperança — e de carnaval. A banda Dos 9 aos 90 acompanhou todo o percurso com músicas de carnaval, contagiando a todos, e atraindo mais público que seguiu a caravana.

 

  • Vereadores Sérgio Louback e Gustavo Barroso prestigiaram o evento (Foto: Amanda Tinoco)

    Vereadores Sérgio Louback e Gustavo Barroso prestigiaram o evento (Foto: Amanda Tinoco)

  • A caminhada atraiu muita gente e coloriu todo o centro da cidade de rosa: um alerta à necessidade de prevenção (Foto: Amanda Tinoco)

    A caminhada atraiu muita gente e coloriu todo o centro da cidade de rosa: um alerta à necessidade de prevenção (Foto: Amanda Tinoco)

  • Banda dos 9 aos 90 embalou público presente (Foto: Amanda Tinoco)

    Banda dos 9 aos 90 embalou público presente (Foto: Amanda Tinoco)

  • A boneca mascote da campanha “Se toca Friburgo” também chamou a atenção (Foto: Amanda Tinoco)

    A boneca mascote da campanha “Se toca Friburgo” também chamou a atenção (Foto: Amanda Tinoco)

  • Marly Pinel e Eduardinho aderiram à caminhada no ritmo do carnaval da bando dos 9 ao 90 (Foto: Amanda Tinoco)

    Marly Pinel e Eduardinho aderiram à caminhada no ritmo do carnaval da bando dos 9 ao 90 (Foto: Amanda Tinoco)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Amma | Outubro Rosa
Publicidade