Caminhada de prevenção ao câncer de mama movimenta as ruas do centro da cidade

quarta-feira, 02 de novembro de 2011
por Jornal A Voz da Serra

Flávia Namen

Conscientizar a população, em especial as mulheres, sobre a importância dos exames de prevenção ao câncer de mama foi o objetivo da caminhada que a Associação da Mulher Mastectomizada de Nova Friburgo (Amma) promoveu na manhã do último sábado, 22, pelas ruas do centro da cidade. A iniciativa reuniu diretores e voluntários da associação num animado percurso por pontos tradicionais, como a Avenida Alberto Braune e a Praça Getúlio Vargas.

A caminhada fez parte da campanha Outubro Rosa—uma mobilização nacional contra o câncer de mama realizada simultaneamente em todo o Brasil com várias atividades ao longo do mês de outubro. Munidos de faixas, apitos, blusas e acessórios na cor rosa, os participantes fizeram muito barulho e chamaram a atenção da população sobre os cuidados de prevenção ao câncer de mama.

A presidente da Amma, Maria Helena Moraes dos Santos, ficou satisfeita com o sucesso da caminhada. “Essa foi mais uma ação da nossa entidade para desmistificar o temor que ainda existe em torno da doença. Até para os tumores mais agressivos existe tratamento”, destaca ela, que aproveitou para agradecer o apoio de todos que contribuíram com a iniciativa.

Doença que atinge milhões de mulheres em todo o Brasil, o câncer de mama é perfeitamente curável se descoberto a tempo. “A maioria das pessoas ainda têm muito preconceito e medo da doença. Para mudar isso, só com muita informação e atividades de conscientização como a caminhada que fizemos no sábado”, conclui Maria Helena.

As dúvidas mais comuns sobre os sinais e o tratamento da doença

O CÂNCER DE MAMA APARECE SÓ EM MULHERES MAIS VELHAS?

Não. A doença atinge principalmente mulheres acima de 40 anos, mas também pode aparecer nas mais jovens. As mulheres entre 50 e 60 anos são as mais atingidas.

POR QUE APARECE?

Não há um motivo determinado, mas alguns fatores contribuem para as chances da doença aumentarem. Para começar, o fato de ser mulher. Depois, outros fatores, com a mãe ou irmã ter apresentado câncer de mama antes dos 50 anos ou, em qualquer idade, câncer nas duas mamas ou de ovário. Esse e outros fatores de risco devem ser comunicados ao médico.

SE UMA MULHER NA FAMÍLIA TEVE A DOENÇA, TODAS TERÃO?

As chances são maiores, por isso o cuidado deve ser redobrado. Especialmente se for irmã ou mãe e a doença tiver aparecido antes dos 50 anos. Mas não quer dizer que basta isso para se ter câncer de mama. Aliás, a maioria dos casos é de mulheres que nunca souberam de câncer na família. Para se ter uma ideia, uma em cada oito mulheres terá câncer de mama.

O QUE AUMENTA AS CHANCES DE TER A DOENÇA?

Menstruar antes dos 12 anos ou chegar à menopausa depois dos 55 aumenta as chances. Alguns estudos também mostram que há mais risco quando a mulher não teve filhos, engravidou pela primeira vez após os 30 anos ou é obesa.

POR QUE O NÚMERO DE CASOS TEM AUMENTADO TANTO?

Porque o estilo de vida da sociedade mudou muito nas últimas décadas, e as mulheres, em especial, passaram a sofrer mais com estresse e hábitos prejudiciais à saúde, como fumar e consumir bebidas alcoólicas em excesso. Além disso, ter filhos ou amamentar já não é o desejo de todas. Vale lembrar que fatores externos, como uma maior exposição a poluentes também podem influenciar no aumento dos casos de câncer em geral.

A DOENÇA TEM CURA?

Sim, mas fica mais difícil quanto mais demora o diagnóstico e o início do tratamento. O câncer de mama tem 95% de chance de cura se descoberto no início. Daí a importância dos cuidados preventivos como o autoexame das mamas e a realização da mamografia nas mulheres acima dos 40 anos.

Fonte: Amma

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade