Câmeras particulares poderão auxiliar no monitoramento das vias urbanas

Associação Comercial e Conselho Comunitário de Segurança firmam parceria para ampliar programa
quarta-feira, 28 de novembro de 2018
por Paula Valviesse (paula@avozdaserra.com.br)
Membros do Conseg e da Acianf foram conhecer a central do programa de monitoramento (Fotos: Henrique Pinheiro)
Membros do Conseg e da Acianf foram conhecer a central do programa de monitoramento (Fotos: Henrique Pinheiro)

O programa de monitoramento por câmeras Cidade Inteligente ganhou dois aliados de peso. Representantes da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf) e do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) visitaram nesta terça-feira, 27, à central de monitoramento, no centro administrativo da prefeitura, e decidiram que irão incentivar seus associados a cederem imagens das câmeras de monitoramento externo de suas empresas para o Cidade Inteligente. O compromisso foi firmado pelo presidente da Acianf e vice-presidente do Conseg, Júlio Cordeiro, com o secretário municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissionalizante e Superior, Marcelo Verly.

Segundo Júlio, que esteve na central acompanhado de dois diretores do Conseg, o primeiro passo foi dado com a visita e a explicação do secretário de Ciência e Tecnologia -  órgão responsável pelo gerenciamento do Cidade Inteligente - sobre como funcionará essa nova parceria. No encontro, Júlio Cordeiro se comprometeu em compartilhar as informações com os mais de dois mil associados da Acianf e demais membros e instituições vinculadas ao Conseg.

“Nosso objetivo ao agendar essa visita era compreender a integração e saber como o Conseg e a Acianf poderiam auxiliar o Cidade Inteligente a garantir a segurnaça dos friburguenses através do monitoramento das ruas por câmeras. Agora, pela Acianf, vou buscar junto aos empresários a integração das câmeras das lojas com a central de monitoramento. Muitos estabelecimentos já possuem sistema de segurança, o que poderá facilitar a ampliação do monitoramento, inclusive para bairros mais distantes e em todos os pontos de acesso ao município. O mesmo vale para os membros do Conseg”, afirmou Júlio Cordeiro.

Ele ainda anunciou que irá associar as câmeras da sua empresa ao programa: “Estou investindo na instalação de quatro câmeras de segurança na área externa e vou disponibilizar o acesso das imagens para o Cidade Inteligente. E com a informação sobre os modelos de câmeras, pretendo instalar uma com alcance de 360 graus na Acianf muito em breve”, disse.

Programa conta com 60 câmeras e tem capacidade para mil equipamentos

Com a integração do sistema com câmeras de entidades e escolas, já está em funcionamento, o Cidade Inteligente agrega atualmente 60 câmeras, sendo que cinco delas operam com acesso pela internet, não estando integrada nos monitores da central. Segundo o secretário Marcelo Verly, o objetivo é ampliar o alcance do monitoramento para todos os bairros da cidade, até os mais afastados e, para isso, o projeto está apto a integrar cerca de mil equipamentos de imagens.

Entre as câmeras à disposição do programa estão dois modelos: speed mode, que faz a cobertura de imagem em 360 graus, e as estáticas. Elas estão distribuídas no eixo Cônego-Conselheiro Paulino, com ramificações no Vale dos Pinheiros, Ponte da Saudade e Olaria.

“Consideramos o Cidade Inteligente um programa de utilidade pública, mas para crescer a área de abrangência dependemos da cooperação da população. Qualquer pessoa que possua um sistema externo de câmeras com acesso a internet pode disponibilizar o acesso do programa às imagens. O projeto original contava com 32 câmeras, quando assumimos tínhamos 16 em funcionamento. Agora chegamos a 60 equipamentos, sendo 37 desses integrados, com parceiros como o GPH, a Cruz Vermelha e a Águas de Nova Friburgo, por exemplo”, explica Verly.

Ainda de acordo com o secretário, está em andamento o projeto de integração do sistema com as câmeras das escolas da rede municipal e das unidades saúde do município. O primeiro local a disponibilizar as imagens foi a creche Iolanda da Silva, em São Geraldo: “Vamos buscar a integração com todas as escolas que possuem sistema de monitoramento por câmeras e também junto as 25 unidade de saúde”, afirmou Verly.

Câmeras devem ter alcance de áreas públicas para serem incorporadas ao programa

As câmeras do Cidade Inteligente são conectadas por fibra ótica, já as integradas ao programa são acessadas por meio da disponibilização do acesso pelo proprietário.  Segundo os técnicos da Secretaria de Ciência e Tecnologia, para cessão das imagens o equipamento precisa estar conectado à internet e ter resolução mínima de um megapixel, em HD (alta definição), com qualidade capaz de identificar uma pessoa ou veículo, parado ou em movimento, a pelo menos 30 metros de distância, à luz do dia ou à noite.

A integração é feita junto à secretaria e, além do preenchimento de um formulário com dados sobre o equipamento, o proprietário precisa aceitar um acordo de confidencialidade. Nenhuma câmera interna será utilizada no sistema, sendo aceitos apenas a inclusão de equipamentos com alcance de imagens em logradouros públicos.

Para mais informações, os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Técnica e Profissionalizante, no Centro Administrativo César Guinle (antigo prédio da Oi), na Avenida Alberto Braune, 224, onde também poderá agendar uma visita à central de monitoramento para conhecer como funciona o programa.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade