Alberto Braune foi um farmacêutico friburguense, conhecido pela dedicação com a qual cuidava da população de Nova Friburgo, principalmente daqueles que não tinham recursos para pagar por consultas e remédios. Era uma figura que impunha respeito na cidade, tanto que já foi até delegado no município. Por sua benevolência para com os mais pobres, Alberto Braune era idolatrado pelas famílias friburguenses. Seu consultório, junto à Pharmacia Braune, ficava no número 29 da avenida que hoje leva seu nome.
Por este motivo, a Câmara Municipal prestou ontem, 12, uma homenagem a este que é um dos grandes nomes que construíram a história da cidade. Membros da família Braune — Irmã Lúcia Braune, Alberto Braune (bisneto), Marcelo Braune, Leilah Braune, Ivelise Braune, Marcelle Braune, Débora Braune e Marcelo Albuquerque Braune — receberam da Comissão de Turismo, Assuntos Exteriores, Cidades Irmanadas, Países Colonizadores, História e Patrimônio uma Moção Especial de Louvor a Alberto Braune, cuja data de nascimento se deu em 17/12/1864, há 150 anos.
"Não poderia o poder público municipal deixar de reconhecer e rememorar o legado de Alberto Braune, cuja vida foi exemplar no zelo humano como farmacêutico e médico assistente”, destaca o Presidente da Comissão, Vereador Professor Pierre. O vereador Gustavo Barroso, membro da Comissão, salientou a importância de o Poder Legislativo homenagear homens públicos da importância de Alberto Braune. "Precisamos promover ações de valorização de nossa história”, afirmou.
Segundo os membros da Comissão, a proposta é iniciar um processo de reavivamento de várias nuances da formação histórica e cultural friburguense, entre as quais grandes personalidades da história do município, como é o caso de Alberto Braune.
Deixe o seu comentário