Na noite da última terça-feira, 26, a Câmara Municipal realizou sessão solene em homenagem às colônias de Nova Friburgo. O evento contou com a presença de representantes e descendentes das colônias, além do bispo da Diocese da cidade, dom Edney Gouvêa Mattoso, e do autor da lei que instituiu o Dia das Colônias no município, o ex-presidente da Câmara, José Eduardo Valentim. A cerimônia foi marcada por vários discursos emocionados, entre eles, o de José Nader, integrante da colônia libanesa.
O presidente da Associação das Colônias de Nova Friburgo (Ascofri), Vicente Alfaya, agradeceu ao vereador Marcelo Verly pelo projeto de lei que destinará parte da verba do município à reedição da antiga Feira da Bondade, na Praça das Colônias, em confraternização que inclui dança, gastronomia e costumes típicos de cada país. A partir de 2011, a antiga feira será revitalizada, passando a se chamar Festa das Nações.
O secretário municipal de Cultura, Roosevelt Concy, sugeriu que no próximo ano o Dia das Colônias seja comemorado no Teatro Municipal de Nova Friburgo. Sua ideia foi bem aceita pelo atual presidente da Câmara, Sérgio Xavier, que prometeu trabalhar para que isso aconteça. Ele pediu que o Legislativo e a Prefeitura se unam em prol deste objetivo.
Ao todo, Nova Friburgo possui as colônias suíça, alemã, austríaca, húngara, italiana, espanhola, portuguesa, japonesa, pan-africana e libanesa, que bem representam os colonizadores do município.
Deixe o seu comentário