Câmara Municipal entrega títulos de cidadania friburguense

Governador Pezão recebe a Comenda Barão de Nova Friburgo
segunda-feira, 18 de maio de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Pezão recebe honraria do prefeito Rogério Cabral (d) e do presidente da Câmara, Marcio Damazio, em solenidade foi no Teatro Laercio Ventura (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)
Pezão recebe honraria do prefeito Rogério Cabral (d) e do presidente da Câmara, Marcio Damazio, em solenidade foi no Teatro Laercio Ventura (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

O Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura sediou na noite de sexta-feira, 15, a sessão solene da Câmara Municipal de Nova Friburgo para entrega de 44 títulos de cidadania friburguense e a comenda Barão de Nova Friburgo ao governador Luiz Fernando de Souza Pezão. Tão logo chegou ao teatro, o governador foi recebido pelo prefeito Rogério Cabral e atendeu aos jornalistas. Comentou sobre sua atuação em Nova Friburgo e região e se considerou feliz por receber e honraria.

A mesa da solenidade foi formada pelo presidente do Legislativo friburguense, Marcio Damazio, pelo governador Pezão, o prefeito Rogério Cabral e o secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo, além dos vereadores. Damazio falou da realização daquela solenidade, destinada a homenagear pessoas que não são nascidas em Nova Friburgo mas que têm serviços prestados ao município. Ele destacou a homenagem ao governador Pezão, considerando-o grande parceiro de Friburgo. E convidou o prefeito Rogério Cabral para, junto com ele, entregar a comenda ao governador.

Enquanto Pezão recebia a Comenda Barão de Nova Friburgo, uma gravação em áudio enumerava as obras do estado realizadas no município, com ajuda do governo federal, como as muitas pontes e encostas, citando ainda que o governador contribuiu para a reconstrução do município após a tragédia climática de janeiro de 2011 e continua se empenhando com afinco pela cidade e região.

Vamos fazer muito

Já com a medalha de comendador e demonstrando uma simplicidade que saltava aos olhos (nem usava gravata), Pezão repetiu em seu discurso praticamente o que falou aos jornalistas na chegada ao teatro. Agradeceu e se considerou muito feliz com a homenagem: “É sempre um reconhecimento ao nosso trabalho”, comentou.

O governador lembrou os 36 dias que passou em Nova Friburgo por ocasião da tragédia climática de janeiro de 2011 e disse que durante os hinos Nacional e de Nova Friburgo passou um filme em sua cabeça, com as cenas daquele episódio, quando andou na cidade com lama pelos joelhos, vendo o sofrimento das pessoas, afirmando ter sido esta a maior experiência em toda sua vida, que lhe ensinou muito, principalmente a fazer o que puder pelas pessoas, de modo especial pelas que mais precisam. E por tudo que presenciou na ocasião, nutre um grande carinho por Nova Friburgo.

“Nós vamos fazer muito e ainda assim vai ficar muito para ser feito”, disse o governador, citando, entre suas obras em Nova Friburgo, a construção de mais apartamentos que o número de pessoas em aluguel social, o que vai permitir tirar moradores de áreas de risco. “Eu andei hoje o dia inteiro vendo as obras e homenageando as pessoas que trabalham nessas obras”, acrescentou, lembrando também a burocracia que é necessária para que essas obras sejam realizadas.

Pezão falou também do hospital de oncologia que está sendo construído em Nova Friburgo, com ajuda da presidenta Dilma, frisou. E não deixou de registrar que ainda falta a construção da estrada do contorno. E finalizou: “Agora, com esta homenagem, aumenta mais ainda o meu compromisso com esta cidade”.

O governador se desculpou por ter de sair logo em seguida devido a outro compromisso ainda naquela noite na capital do estado e no dia seguinte cedo em Miguel Pereira. Mesmo assim ainda aguardou os pronunciamentos do deputado estadual Wanderson Nogueira, Christino Áureo e Rogério Cabral.

O prefeito considerou uma alegria participar da solenidade em homenagem ao amigo Pezão, que tanta dedicação tem demonstrado por Nova Friburgo. E fez um agradecimento aos vereadores em nome do povo de Nova Friburgo por isso. Disse também que o hospital de oncologia já é uma realidade na cidade e anunciou para breve o centro de convenções, já com verba liberada pelo governo do estado. Rogério Cabral citou ainda o funcionamento do campus local da Uerj, agora em prédio próprio, adquirido da Fábrica de Filó. E encerrou lembrando que daqui a três anos Nova Friburgo completa seus 200 anos, cujos festejos já estão sendo tratados por uma comissão de trabalho formada por ele.

Títulos de cidadania

A sessão solene teve sequência com a entrega dos títulos de cidadania friburguense pelos vereadores aos seus homenageados. Receberam a honraria André Luiz da Silva Moraes, André Lopes Cardoso Montenegro, Anderson da Silva Cordoeira, Antônio Luiz Barbosa Barrias, Carlos Alberto Vieira de Melo, Claudinei Tomaz, Carla Mariah de Oliveira Fujimaki, Eduardo Jorge Vieira dos Santos, Elaine Cordeiro Correia Pacheco, Gutemberg Soares da Conceição, Getúlio Mello Pessoa, Haroldo Marcos da Silva Coelho, Ivaldo José Vidal de Carvalho Júnior, Isaias Paes e Ivan Maia da Silva.

Também foram homenageados Jader Lúcio de Lima Carvalho Pessoa, Jayme Guimarães Periard, José Carlos Ramos Pinto, José Francisco da Silva Paiva, Ladmir Carvalho, Leonardo Teles, Lourenço Isidoro Ferronatto, Luiz Carlos da Graça, Luiz Cláudio Martins Queiroz, Manoel Justino Kler, Marco Aurélio Ribeiro Barbosa, Maria da Piedade Fernandes Pinto, Maurílio Silveira do Amaral, Maria Cristina Barreto Rodrigues e Marcos Oriovaldo F. Resende.

Ainda receberam seus títulos Ozório Sudre de Souza, Olga Coutinho de Faria Dutra da Costa, Oswaldo Perrone Lages, Paulo César Fagundes, Pedro Henrique Fernandes da Silva, Pedro Paulo da Silva Velloso, Renato José Cordeiro, Romário de Souza Faria, Rodrigo Dardeau Vieira, Rogério Domingos da Cunha, Rosângela Gomes, Sebastião Carlos Guimarães Abreu, Tiago Rangel Roeles e Zeny Correa da Silva Pereira.

O vereador Marcelo Verly falou em nome dos demais vereadores, saudou os agraciados, observando serem das mais variadas áreas, e destacou a homenagem prestada ao governador Pezão, agora comendador de Nova Friburgo, embora ele não se encontrasse mais na sessão, que foi encerrada pelo presidente do Legislativo, Marcio Damazio, fazendo um agradecimento especial a toda a equipe da Câmara Municipal pelo trabalho na solenidade.

  • Governador Pezão recebe a Comenda Barão de Nova Friburgo (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

    Governador Pezão recebe a Comenda Barão de Nova Friburgo (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

  • O juiz Leonardo Telles recebeu seu  título do vereador Marcio Damazio (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

    O juiz Leonardo Telles recebeu seu título do vereador Marcio Damazio (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

  • O padre Lourenço recebe seu título de Alexandre Cruz (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

    O padre Lourenço recebe seu título de Alexandre Cruz (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

  • José Carlos Jacutinga foi distinguido pelo colega vereador Francisco de Barros (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

    José Carlos Jacutinga foi distinguido pelo colega vereador Francisco de Barros (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

  • O título de Guto Soares foi proposto pelo vereador Grimaldino Narciso (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

    O título de Guto Soares foi proposto pelo vereador Grimaldino Narciso (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

  • O diretor do Sanatório Naval, Luiz Carlos da Graça, recebe o título das mãos do vereador Gustavo Barroso (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

    O diretor do Sanatório Naval, Luiz Carlos da Graça, recebe o título das mãos do vereador Gustavo Barroso (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

  • O título do ator Jayme Periard foi entregue pelo vereador Samuel Grassini (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

    O título do ator Jayme Periard foi entregue pelo vereador Samuel Grassini (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

  • Os vereadores, o prefeito e o novo comendador, o governador Pezão recebem seu título (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

    Os vereadores, o prefeito e o novo comendador, o governador Pezão recebem seu título (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

  • Ivam Maia da Silva recebe seu título (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

    Ivam Maia da Silva recebe seu título (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

  • Gutemberg Soares recebe seu título (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

    Gutemberg Soares recebe seu título (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

  • Renato Cordeiro recebe seu título (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

    Renato Cordeiro recebe seu título (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

  • Olga Coutinho de Faria Dutra da Costa recebe seu título (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

    Olga Coutinho de Faria Dutra da Costa recebe seu título (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

  • Isaías Paes recebe seu título (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

    Isaías Paes recebe seu título (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

  • Maria da Piedade Fernandes Pinto recebe seu título (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

    Maria da Piedade Fernandes Pinto recebe seu título (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

  • Zeny C orrea da Silva Pereira recebe seu título (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

    Zeny C orrea da Silva Pereira recebe seu título (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

  • Oswaldo Perrone Lajes recebe seu título (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

    Oswaldo Perrone Lajes recebe seu título (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Câmara Municipal de Nova Friburgo | Pezão | Romário | Comenda Barão de Nova Friburgo | condecoração
Publicidade