Câmara homenageia representantes das colônias com medalha “Somos Quem Fomos”

Evento reuniu descendentes de famílias colonizadoras, autoridades políticas, religiosas e militares
segunda-feira, 28 de outubro de 2019
por Jornal A Voz da Serra
Os homenageados (Divulgação)
Os homenageados (Divulgação)

Na noite do último sábado, 26, a Câmara Municipal de Nova Friburgo realizou, no Plenário Jean Bazet, uma reunião solene em comemoração aos povos formadores de Nova Friburgo, por iniciativa da Comissão de Apoio ao Turismo, Assuntos Exteriores, Cidades Irmanadas, Países Colonizadores, História e Patrimônio, sob a presidência do Naim Pedro (DEM).

Segundo informações do Legislativo, esta foi a 4ª edição do evento, em que os homenageados foram condecorados com a medalha “Somos Quem Fomos". Entre os homenageados, representantes das seguintes colônias: Itália, Ughetta Motroni Marins; Líbano, Kalil Alexandre (in memorian); Japão, Rogério Nogueira Kato; Hungria, Agnes Gabriella Milley; Espanha,Silvio Ruiz Galvez; Suíça, Roberto Robadey Costa Junior; Áustria: Andreza Brüstle; Continente Pan Africano, Sérgio Freitas Silva; Portugal, José Adalberto Santos Lopes; e Alemanha, Brigitte Schlupp.

Ainda de acordo com a Câmara de Vereadores, a medalha "Somos quem fomos" é uma homenagem do Legislativo à formação de Nova Friburgo, entregue sempre na última semana de outubro de cada ano, em sessão solene realizada pela Casa Legislativa.

O vereador professor Pierre lembrou que “Nova Friburgo é uma cidade única no Brasil, singular por seu processo de formação, única criada por um decreto real, que acolheu pela primeira vez imigrações não portuguesas e não africanas no Brasil. Nesse sentido, a reunião solene, que é um marco do Poder Legislativo, tradicional na última semana de outubro, é essencial para o reconhecimento de nossa identidade, de nossa memória e de nossa constituição enquanto povo e unidade diversa".

A ocasião também contou com uma solenidade de entrada das bandeiras das nações. Dentre os diversos convidados, além dos representantes das comunidades dos povos formadores do município, compareceram descendentes e familiares, autoridades do executivo municipal, representantes de instituições militares, religiosas, industriais e comerciais.

O Dia dos Países Colonizadores foi revitalizado pela Resolução Legislativa 2107/14 quando foi criada a medalha “Somos quem Fomos".

Veja mais fotos na galeria abaixo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: 200 anos
Publicidade