O plenário da Câmara Municipal de Nova Friburgo prestou emocionada homenagem à equipe de cuidados paliativos do Hospital Unimed de Nova Friburgo na semana passada. A iniciativa da moção especial de louvor coube ao vereador Marcelo Verly, e contou com apoio irrestrito entre os parlamentares friburguenses.
Durante a cerimônia, a médica Cybelle Camolezi, a assistente social Emanuelle Mendonça e o diretor Armando Lemos representaram toda a equipe, que conta ainda com a médica Mônica Netto, a psicóloga Karla Magalhães, a enfermeira Cássia Nunes e o diretor Rogério Seródio.
Sobre os cuidados paliativos
A iniciativa dos cuidados paliativos do Hospital Unimed Nova Friburgo é pioneira no interior do estado, e mesmo na capital encontra paralelo apenas no Instituto Nacional de Câncer (Inca). Basicamente, ela difere da medicina tradicional ao se dedicar, de forma multidisciplinar, a preservar a dignidade e dar conforto físico e psicológico a pacientes cujo quadro clínico já não possa mais ser revertido.
Segundo o diretor Armando Lemos, ainda que seja um ramo da medicina confrontado por tabus, representa também uma tendência irreversível. Os discursos feitos durante a cerimônia citaram diversas vivências acumuladas pela equipe, como o caso de um paciente que gostava muito de sorvete, e queria ter este prazer mais uma vez antes de se deparar com a finitude da vida.
Ainda que a situação não seja prevista nos protocolos tradicionais, a equipe tratou de dar esse momento de alegria ao paciente. Em outro caso lembrado, a preocupação do paciente não era mais consigo próprio, mas com o futuro de seu cão de estimação após seu passamento.
Novamente toda a equipe de cuidado de mobilizou, e quando conseguiram um novo lar para o animal fizeram questão de providenciar um encontro entre o paciente e o futuro cuidador, a fim de garantir paz e conforto ao enfermo, que foi a óbito no dia seguinte.
Deixe o seu comentário