Câmara entrega comendas e títulos de cidadania friburguense neste sábado

segunda-feira, 25 de maio de 2009
por Jornal A Voz da Serra

A Câmara dos Vereadores realiza neste sábado, 23, sessão solene para a entrega das Comendas Barão de Nova Friburgo e títulos de cidadão friburguense. A solenidade presidida pelo chefe do Legislativo, Sérgio Xavier, terá início às 18h, no Teatro Municipal, no Suspiro. Este ano, as comendas serão entregues ao professor Alexandre Gazé, pró-reitor de coordenação e expansão da Universidade Candido Mendes, e à secretária estadual de Educação, Tereza Cristina Porto Xavier. A distinção é considerada a mais importante do Legislativo friburguense.

Na mesma sessão solene, a Câmara também entregará o título de cidadão friburguense a 40 personalidades que, embora não tenham nascido no município, contribuem para o desenvolvimento de Nova Friburgo.

Os novos comendadores

O professor Alexandre Gazé é natural do Rio de Janeiro. Advogado e professor universitário leciona na cadeira de Instituições de Direito Público e Privado. É pró-reitor de Coordenação e Expansão da Universidade Cândido Mendes e secretário Geral da Sociedade Brasileira de Instrução (SBI). É também membro da secretaria executiva da Comissão Brasileira de Justiça e Paz, órgão da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Gazé ainda ocupa o cargo de secretário-adjunto da Academia da Latinidade, é membro da Academia Friburguense de Letras, do Centro Alceu do Amoroso Lima para a Liberdade e também do Centro Heleno Fragoso para os Direitos Humanos. É ex-secretário municipal de Planejamento e Educação e Cultura de Nova Friburgo. Também escritor, é autor de vários textos e artigos publicados em jornais e revistas, muitos dos quais especializados na área do Direito e da Educação.

A outra homenageada com a Comenda Barão de Nova Friburgo é a analista de sistemas Tereza Porto, natural do Rio de Janeiro. É formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), com especialização pela PUC da capital fluminense. Tereza presidiu o Proderj, tendo sido a única mulher a ocupar o cargo em 40 anos do órgão. A convite do governador Sergio Cabral, Tereza Porto assumiu a secretaria estadual de Educação em fevereiro de 2008.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade