Câmara discute Carnaval 2010

segunda-feira, 17 de agosto de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Ainda faltam mais de cinco meses para o Carnaval 2010 e os preparativos para a folia já estão em andamento e, quem diria, até os vereadores de Nova Friburgo já entraram no samba. A Câmara realizou na noite de quinta-feira, 13, uma sessão específica com a participação do presidente da Liga Independente das Escolas de Samba e Blocos de Enredo de Nova Friburgo (Liesbenf), o jornalista e chefe de redação de A VOZ DA SERRA e também presidente da Associação Friburguense de Imprensa (AFI), José Duarte, diversos integrantes das agremiações, carnavalescos e amantes da maior festa popular do mundo. Na ocasião, o vereador Pierre Moraes anunciou que irá apresentar na casa um projeto de lei que propõe a transformação da liga numa entidade de utilidade pública. Com isso, a instituição poderá receber recursos do poder público e da iniciativa privada para incrementar o carnaval. Aliás, o repasse da subvenção anual da prefeitura para cada agremiação (esse ano foram R$ 36 mil para cada escola de samba) foi um dos pontos principais da discussão.

José Duarte, que solicitou a sessão específica, destacou sua preocupação e da diretoria da instituição com a demora na liberação das subvenções, o que sempre acontece quase às vésperas do carnaval quando as escolas e blocos têm que estar com os preparativos para o desfile já prontos. José Duarte sugeriu ainda a intervenção dos vereadores junto à prefeitura para tentar a liberação antecipada da subvenção para o Carnaval 2010 em pelo menos três parcelas e, se possível, com correção do valor.

A proposta de antecipação do repasse às agremiações teve o aval do presidente da Câmara, vereador Sérgio Xavier, e dos demais parlamentares que participaram da sessão. O vereador Manoel Martins propôs que a Procuradoria da Câmara estude a viabilidade de parte dos recursos economizados anualmente pelo Legislativo serem revertidos à Liesbenf.

É preciso investir mais no carnaval

O vereador Pierre Moraes destacou a necessidade das autoridades se preocuparem em planejar o carnaval não só na época da festa, mas com antecedência, ou ainda durante todo o ano, como já tentam fazer as agremiações com a difusão de atividades sociais em suas quadras beneficiando as comunidades. “Por acaso, muitas dessas escolas e blocos estão localizadas em locais desassistidos pelo poder público. Não investir no carnaval é uma pobreza de mente”, comentou o vereador ao propor a criação de um memorial do carnaval no município, onde as agremiações poderiam expor toda a riqueza de suas fantasias e alegorias durante todo o ano, tornando-se uma atração turística.

O vereador Edson Flávio destacou o enorme alcance social que as agremiações carnavalescas desenvolvem nas comunidades, envolvendo jovens que poderiam ser prejudicados pela ociosidade, sem contar a grande participação popular dos desfiles, que se tornam um atrativo turístico para Nova Friburgo, onde o carnaval já é considerado o segundo maior do estado, perdendo apenas para a capital. Cláudio Damião lembrou que a prefeitura deve investir mais na infraestrutura dos desfiles, para evitar episódios negativos como o acidente com destaques de uma escola de samba, que caíram de uma alegoria após um choque elétrico provocado pela rede aérea de eletricidade na concentração dos desfiles de 2006.

José Duarte quer resgatar a credibilidade da liga

O presidente da Liesbenf, José Duarte, destacou que desde sua posse mês passado vem lutando para tornar a liga, que já tem 15 anos de atividade, uma entidade respeitada e que deverá ter seu estatuto atualizado em breve. O presidente aproveitou a sessão para prestar contas de suas primeiras atividades, como a mudança da diretoria, a discussão para definição de critérios para a transmissão dos desfiles pelas TVs por assinatura locais e criação de uma comissão para definir o plano de trabalho para o carnaval 2010 que, inclusive, já teve aprovada após reunião recente com as agremiações, a manutenção dos desfiles no domingo, com concentração em frente à prefeitura e dispersão na Praça Dermeval Moreira.

“Precisamos discutir o carnaval com antecedência”, frisou José Duarte. Ele anunciou que também deverá ser discutida em breve a proposta de realização dos desfiles na Praça Getúlio Vargas. “A Avenida Alberto Braune já não comporta os desfiles e seu piso prejudica a evolução dos sambistas”, disse Genivaldo Machado, presidente da Alunos do Samba. José Duarte disse ainda que já tentou reunir-se quatro vezes com o prefeito Heródoto Bento de Mello para discutir o carnaval 2010, mas ainda não foi recebido e que já acertou com uma empresa o patrocínio para gravação de um CD com dez sambas-enredo de 2010 e que deverá ser lançado daqui a dois meses. Os representantes do grupo Feijoada Carioca, Diego Mendes e Miríades, também confirmaram a realização de shows nas quadras das agremiações friburguenses para arrecadação de recursos.

José Duarte também anunciou a provável parceria com a fábrica Ypu, cujo diretor Rui Guimarães se mostrou favorável a ceder espaço para a construção de barracões e a sede da liga profissionalizando o carnaval. “O carnaval gera empregos nos barracões das escolas. Não fazemos baderna como muitos pensam”, observou Peter Fillot, da Unidos da Saudade.

Um encontro de sambistas

Participaram também da sessão na Câmara o diretor social da liga, Robson Poubel, o apresentador do programa Samba sem Fronteiras da Rádio Tupi AM e incentivador do carnaval friburguense, Marcos Frederico, o tesoureiro da liga, Don Bira, os carnavalescos Eduardo Rodrigues, Anilton, Alfredo Fraga e Alexandre Corguinha; o presidente do bloco de enredo Raio de Luar, Júlio do Cavalo, a presidente do bloco de enredo Unidos do Imperador, Luzia das Graças, o presidente do bloco de enredo Bola Branca, Júlio Boy, os presidentes da Acadêmicos do Prado, Antônio Carlos Silva, Vilage no Samba, Joilter Sá Marques e o representante da Imperatriz de Olaria, Maicon, o assessor da Secretaria de Cultura, Glauco Elimar, e o coordenador do Concurso Municipal de Fantasias, Wellington Moraes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade