Câmara debateu avanços e desafios dos diferentes grupos étnicos da região

quarta-feira, 06 de maio de 2009
por Jornal A Voz da Serra
Câmara debateu avanços e desafios dos diferentes grupos étnicos da região
Câmara debateu avanços e desafios dos diferentes grupos étnicos da região

No último sábado, 2, a Câmara Municipal de Nova Friburgo abrigou a 1ª Conferência Municipal/Regional de Promoção da Igualdade Racial de Nova Friburgo (I Comrpir/NF). Durante todo o dia temas como a reivindicação do respeito, dignidade e a visibilidade de realidades até então desconsideradas foram postos em pauta e discutidos por autoridades e representantes da sociedade civil organizada.

Organizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, o Centro de Referência em Direitos Humanos de Prevenção e Combate à Homofobia Hanna Suzart (Cerehs) e o Centro Cultural Afro Brasileiro Ysun-Okê, a I Comrpir/NF teve como tema central “Os avanços, os desafios e as perspectivas da política nacional de promoção da igualdade racial”. Na ocasião foram analisados aspectos da realidade municipal e regional, a partir da Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Planapir), assim como o impacto desta quanto à educação, saúde, mulher, trabalho, segurança e terra.

As atividades tiveram início pela manhã, com exibição do documentário Vista minha pele, seguido por uma série de palestras, que tiveram como temas Arte e cultura no resgate da autoestima, Questões étnicoraciais no interior e Desafios e avanços nas questões étnicoraciais na visão do Poder Judiciário. Durante a tarde foram realizados debates, quando grupos de trabalho se reuniram para discutir e levantar propostas, a fim de mobilizar setores do governo nas instâncias federal, estadual e municipal, para o desenvolvimento de ações coordenadas, visando consolidar a implantação do Planapir e o Estatuto de Promoção da Igualdade Racial.

Também foram temas constantes durante os debates a necessidade de estimular a participação da sociedade civil na formulação e controle social das políticas de promoção da igualdade racial, consolidando as formas de implantação do Planapir por meio da transversalidade, descentralização e gestão democrática. Nesse contexto, a ideia é promover a igualdade racial no Brasil, hoje um cenário em transição, onde a conscientização da existência de talentos disponíveis em todas as áreas de conhecimento nesses grupos possam ser aproveitadas nas empresas públicas e privadas, fornecendo resultados que promovam a igualdade racial e o fortalecimento democrático.

Por fim foram apresentadas várias propostas objetivando implementar ações afirmativas direcionadas à melhoria da renda e geração de emprego para os grupos étnico e racialmente discriminados, sejam eles de gênero, credo ou orientação sexual. A mensagem da I Comrpir/NF claramente foi destacar a importância da diversidade racial, objetivando a conscientização da existência de talentos disponíveis em todas as áreas de conhecimento nesses grupos.

Definidos delegados que representarão a cidade na conferência regional

No evento também foram definidos os delegados regionais que representarão Nova Friburgo: Iranilde Silva de Almeida (Centro de Referência da Mulher); José Carlos Pedro (Coordenadoria de Educação do estado do Rio); Glauco Elimar da Silva (Secretaria Municipal de Cultura), e Sílvia Furtado (Centro de Referência em Direitos Humanos de Prevenção e Combate à Homofobia). As demais instituições e entidades que participaram da conferência aguardarão informações dos organizadores do evento no Rio, para definir quantos delegados regionais representarão a Região Centro-Norte fluminense, além dos delegados de Nova Friburgo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade