Na tarde da última quinta-feira, 17, aconteceu a quarta reunião da câmara temática Marketing e Comercialização do Conselho Municipal de Turismo (CMT). O grupo de trabalho está propondo um workshop para apresentar os produtos e atrativos turísticos de Nova Friburgo a recepcionistas, garçons, agentes de viagem e operadores de turismo dos circuitos Sabor Mury e Tere-Fri.
A oficina será realizada dia 13 de julho, das 9 horas às 14 horas, em local ainda a ser definido. O objetivo é preparar o público alvo – profissionais que trabalham com turismo – para atender melhor à grande demanda que surge no inverno, fornecendo informações precisas sobre eventos e atrativos turísticos da cidade e dos distritos de Nova Friburgo.
A câmara técnica também pretende convidar agências de viagem de municípios vizinhos que fazem parte dos circuitos Caminhos da Serra (Bom Jardim, Cantagalo, Carmo, Conceição de Macabu, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Sumidouro e Trajano de Moraes) e Serra Verde Imperial (Cachoeiras de Macacu, Petrópolis, Teresópolis e Guapimirim), neste último inclusive do qual Nova Friburgo faz parte. Esta parceria visa agregar aos produtos das cidades vizinhas atrativos de Nova Friburgo e vice-versa. Outra proposta do grupo de trabalho é reavaliar o plano de marketing elaborado em 2004.
Facilitadoras
Na centésima reunião do Conselho Municipal de Turismo (CMT), realizada em abril, foram definidas as quatro câmaras temáticas e os planos de ação que vão nortear o trabalho dos conselheiros. De acordo com o secretário municipal de Turismo, Nauro Grehs, o objetivo das câmaras temáticas é focar as ações e criar um norteador para o CMT, agilizando os processos. “Elas vão orientar as necessidades da comunidade e do empresariado do setor, criando uma sinergia entre todos os atores do turismo”, resume.
Ferramentas de boa governança, as câmaras técnicas escolhidas e suas respectivas atribuições são: Marketing e Comercialização (acompanhamento do plano de marketing; divulgação dos atrativos culturais, naturais e artificiais; visitas técnicas; participação em feiras e eventos; fórum de fornecedores); Capacitação (sensibilização para o turismo, qualificação e requalificação de mão de obra, criação e implementação do Qualitur – programa de qualidade desenvolvido pelo Ministério do Turismo); Gestão (políticas públicas, implantação do Fundetur – fundo para captação de recursos que estava desativado; observância da Lei Geral do Turismo; elaboração de projeto de fomento; articulação pública e privada; captação de recursos, ações de fortalecimento da sociedade organizada, ações de desenvolvimento do meio ambiente sustentável, acompanhamento das ações, plano de desenvolvimento turístico) e Infraestrutura (sugestão e acompanhamento de ações de melhoria de infraestrutura turística).
Calendário
As próximas reuniões dos grupos de trabalho são: 1º de julho, às 9 horas, na Secretaria de Turismo (Infraestrutura); 6 de julho, às 14 horas, no Salão Azul (Capacitação) e 14 de julho, às 16 horas, na Secretaria de Turismo (Gestão).
Deixe o seu comentário