Por 367 votos a favor e 137 contra, a abertura do processo de impeachment foi aprovado pela Câmara dos Deputados neste domingo, 17. O voto de Bruno Araújo (PSDB-PE), que selou a aprovação, foi fortemente comemorado pelos cerca de 50 manifestantes reunidos na Praça Getúlio Vargas, que cantaram e aplaudiram o 342º voto no “sim”.
Apesar de as manifestações na praça Getúlio Vargas e Dermeval Barbosa Moreira não terem atraído os friburguenses em números consideráveis em uma tarde de domingo ensolarada, manifestantes pró e contra o governo se fizeram presentes na cidade. Destaque para a presença maciça de evangélicos entre as 16h e 17h na Praça Dermeval Barbosa Moreira, que em números superiores à soma das duas manifestações fizeram uma “Oração para o Brasil”. Mas tão logo terminaram, rapidamente se dispersaram.
O grupo que acompanhava a votação pelo telão, no entanto, ficou até o fim. Acompanhando os votos dos deputados, o grupo de manifestantes celebrava a cada voto a favor do impeachment. Após a vitória, os manifestantes tocaram o hino de Ayrton Senna e cantaram "Eu sou Brasileiro com muito orgulho, com muito amor".
Já entre os 137 votos a favor do Governo, encontrava-se o do deputado de Nova Friburgo, Glauber Braga, que foi fortemente vaiado pelos manifestantes na praça. Glauber fez duras críticas ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha, e citou líderes históricos da esquerda. Seu voto teve reações divididas na cidade, com manifestações de apoio e crítica ao parlamentar.
Deixe o seu comentário