As mais de cinquenta pessoas que compareceram ao plenário Jean Bazet na noite de quinta-feira, 2, a fim de acompanhar a votação do novo Regimento Interno da Câmara Municipal de Nova Friburgo, naquela que foi a primeira sessão ordinária de 2017, acabaram sendo frustradas.
Apesar da intenção de levar a matéria a apreciação ao fim do encontro, a leitura do documento mostrou-se longa demais para que todas as atividades pudessem ser realizadas numa única sessão. A rigor, apenas 98 dos 267 artigos foram lidos, numa tarefa cansativa em que o relator do projeto e 1º secretário da Casa, Professor Pierre, teve o apoio dos vereadores Sérgio Louback e Isaque Demani.
A participação popular não merece destaque apenas pelo grande comparecimento, mas também pela atenção e o silêncio com que acompanharam uma leitura difícil e técnica. Em diversos momentos, a rigor, a audiência mostrou muito mais interesse e respeito ao conteúdo apresentado do que vários dos interessados diretos.
Importante registrar, contudo, que todos os 21 vereadores compareceram à sessão.
Sessão antecipada
Diante da quantidade de material ainda por ser lido, e do necessário debate em torno das emendas que serão apresentadas, o presidente da Câmara, Alexandre Cruz, optou por dar continuidade aos trabalhos a partir das 14h da próxima terça-feira, 7, de modo a assegurar a aprovação do novo documento nesta data, impreterivelmente.
Desta forma, o prazo estipulado pelo regimento ainda em vigor para a composição das comissões – que vence na próxima quinta-feira, 9 - não será perdido, e o procedimento já poderá ser realizado conforme as diretrizes do próximo regimento.
A eventual aprovação do novo regimento interno deve também coincidir com a votação de pequeno grupo de emendas à Lei Orgânica, de modo a eliminar possíveis conflitos entre as duas peças.
Deixe o seu comentário