Eloir Perdigão
Um leitor enviou e-mail para A VOZ DA SERRA fazendo uma denúncia: a degradação da Área de Proteção Ambiental (APA) da Caledônia. Ele considera o local um paraíso em Nova Friburgo que, no entanto, está sendo ameaçado pela ocupação irregular, desmatamento para extração de madeira e criação de porcos. O secretário municipal de Meio Ambiente, Ivison Soares Macedo, afirmou desconhecer a situação e ficou de enviar uma equipe à região para apurar a denúncia.
O Pico da Caledônia é uma das maiores elevações da Serra do Mar, com 2.219 metros de altitude, e, apesar de ser uma APA, afirma o leitor, este ponto turístico muito conhecido no Estado do Rio sofre com a falta de manutenção por parte da Prefeitura e não há fiscalização dos órgãos responsáveis pelo meio ambiente.
Como cita o leitor, é importante destacar que esta região é responsável por boa parte do abastecimento de água do município e, por isso, vale a pena tentar salvar este paraíso enquanto há tempo.
Ouvido pela reportagem de A VOZ DA SERRA, o secretário Ivison disse que a Caledônia é uma das quatro APAs do município de Nova Friburgo. No entanto, as APAs friburguenses só existem no papel, pois não foram realmente implementadas. Coube a ele, instado pelo prefeito Rogério Cabral, reestruturar o setor de meio ambiente da Prefeitura. Apenas para citar um exemplo, uma das providências neste sentido foi indicar a engenheira agrônoma Alda Maria de Oliveira para ser a responsável pela área de preservação da secretaria — a Subsecretaria de Licenciamento, Monitoramento e Controle Ambiental. E uma das metas do governo municipal é fazer com que o município saia do 20º lugar no ranking de arrecadação do ICMS Verde neste primeiro ano de governo do prefeito Rogério Cabral para figurar entre os cinco primeiros no terceiro ano, e entre os três primeiros no quarto ano.
Admitindo ainda não ter condições de acompanhar tudo, Ivison agradeceu a denúncia do leitor e se comprometeu a enviar uma equipe à região da Caledônia para averiguações das condições do lugar. Porém, frisou que uma APA como a Caledônia pode ter ocupação humana, e até industrial, desde que compatível com a legislação, que prevê a proteção de nascentes, rios, matas, entre outros detalhes. O secretário ficou de apresentar o resultado desta averiguação nesta sexta-feira, 20.
Lumiar e São Pedro da Serra terão atenção no quesito meio ambiente
Outra região que tem registrado problemas ambientais diversos é a de Lumiar e São Pedro da Serra. Um dos principais são os restos de confecções, já em grande número nos dois distritos. Aliás, um problema verificado em quase todo o município de Nova Friburgo.
Ivison observa que o distrito de Lumiar está praticamente todo dentro da APA de Macaé de Cima, criada no início dos anos 1990. Entretanto, até agora esta APA não tem seu plano de manejo, o que tem gerado alguns conflitos com os órgãos públicos de fiscalização, pois os moradores precisam sobreviver.
O secretário municipal de Meio Ambiente adiantou que a segunda Conferência Municipal de Meio Ambiente está planejada para o mês de novembro, em Lumiar, para tratar especificamente da questão ambiental deste distrito e de São Pedro da Serra. E um dos temas principais a serem debatidos serão justamente os resíduos sólidos e, entre eles, os restos de confecções. Segundo Ivison, nos dois distritos há muitas facções, serviço normalmente executado em casa, em pequenas quantidades, e os rejeitos acabam saindo como lixo doméstico.
Deixe o seu comentário