Christiane Mussi
RIO DE JANEIRO – Há controvérsias! Muitos o amam e outros o detestam, mas gostem ou não, Galvão Bueno irá narrar mais uma Copa do Mundo pela Tv Globo. Dramático e distraído em seus comentários, ele irrita alguns torcedores, mas diverte a maioria. Ontem, entre Brasil e Coreia, ele trocou o nome do próximo adversário do Brasil, chamando-o de Costa Rica, enquanto na verdade, ele se referia à Costa do Marfim. E foi assim, com observações desatentas, que o narrador ficou famoso mundo afora nos últimos dias. De uma forma carinhosa e irônica, usuários do Twitter começaram a postar a mensagem ‘cala boca galvão’ no microblog.
Mas o passatempo tomou uma repercussão tão grande, que os gringos começaram a contestar o significado da expressão em português, por estar entre as mais comentadas no mundo. Já os brasileiros, bem humorados, criaram justificativas interessantes para que a mensagem fosse ainda mais divulgada dentro da rede.
‘Cala a boca galvão’ tornou-se uma música de Lady Gaga e uma campanha para salvar pássaros no Brasil – criando uma falsa ilusão de que cada vez que a mensagem fosse retwitada (divulgada para mais seguidores), renderia 0,10 centavos de fundos para salvar os pássaros.
Christiane Mussi, jornalista, (narizdeseda.wordpress.com) – christiane.mussi@ymail. com
Ler os comentários é diversão gratuita e garantida:
“A melhor parte de cala boca galvão é que parte do mundo não faz a menor ideia do significado”, escreveu a brasileira Tissa (@dtissagirl).
“Cala boca Galvao is the new single of Lady Gaga in Spanish rythm about a brazilian bird in extinction”, disse o americano Eduard.
“Fundación es el que protege el pájaro de la extinción Cala Boca , cada RT 10 centavos de dólar es donado a la Fundación Galv”, escreveu a chilena Edith Ramos.
Até uma página em inglês
foi criada para divulgar a
campanha “Save Galvão Bird”.
O brasileiro Everton Esdras (@evertonesdras) se diverte. “Ver o mundo se perguntar: Who is Cala boca Galvão? - não tem preço!”
O perfil criado no Twitter com a expressão tem mais de dois mil seguidores e prevê: “Cala boca Galvão vai entrar pro Guinness Book como a maior piada interna de um país inteiro. E o mundo inteiro caindo!” (@ calaboocagalvao).
E ainda ironiza: “Não vi o Brasil ganhar a copa de 1958, nem Pelé jogar, mas vi o Mundo inteiro gritando Cala boca Galvao” (@ calaboocagalvao).
Mas, enfim, a imprensa internacional descobriu a farsa e alertou aos gringos. O “El País” e o “The New York Times” divulgaram em seu site uma nota explicando a verdadeira expressão cala boca galvão. Finalmente os gringos ficaram sabendo que cala boca galvão não é uma campanha para salvar os pássaros em extinção no país, muito menos uma canção da norte-americana Lady Gaga, que teve até clipe divulgado no You Tube.
Enfim, será mesmo que Galvão vai ficar quieto depois de tanta mobilização?
Deixe o seu comentário